Com ajuste, Doria anuncia aumento de velocidade nas marginais em janeiro

ARTUR RODRIGUES E RODRIGO RUSSO – FOLHA DE S. PAULO

A equipe do prefeito eleito João Doria (PSDB) apresentou na manhã desta terça-feira (20) o plano para o aumento dos limites de velocidade das marginais Tietê e Pinheiros a partir de 25 de janeiro de 2017. O plano também anuncia o uso de lombofaixas e radares-pistola para fiscalizar motos.

Batizado de Marginal Segura, o plano mantém o limite de velocidade de 50 km/h para uma das faixas da pista local. As outras faixas da pista local volta a 60 km/h –experiência inédita em via de tal porte na cidade e questionada por especialistas–, enquanto a central vai para 70 km/h e a expressa para 90 km/h.

Para os veículos pesados, a velocidade máxima será de 50 km/h em toda a pista local. Nas pistas central e expressa, o limite será de 60 km/h.

"Estamos convictos de que é possível readequar as velocidades porque as pistas das marginais foram projetadas para estas velocidades", afirmou o futuro secretário municipal dos Transportes, Sergio Avelleda. "Ressaltando que faremos todos os esforços para mitigar os demais riscos hoje presentes nas marginais".
 

Antes dos limites serem aumentados, haverá um programa de adaptação das marginais, que ocorrerá a partir do dia 2 de janeiro. Entre as mudanças prometidas pela gestão Doria, estão melhoria na sinalização para pedestre, que inclui 17 lombofaixas.

A equipe de Doria também promete aumentar a fiscalização de camelôs e motociclistas nas vias. A equipe do tucano anunciou que os radares-pistola voltarão a ser usados nas vias, exclusivamente para fiscalizar motos –a gestão Fernando Haddad (PT) afirma que parou de utilizar esse tipo de fiscalização.

RECUO

Durante a campanha, Doria prometeu restabelecer os limites de velocidade em 60 km/h (pista local), 70 km/h (central) e 90 km/h (expressa) assim que assumisse. Assim que foi eleito, ele passou a ser pressionado por diversas entidades da sociedade civil a manter os novos limites criados por Haddad.

O Código de Trânsito Brasileiro não disciplina a coexistência de faixas com velocidades diferentes em uma mesma pista. A lei apenas prevê que os veículos mais lentos devem usar as faixas à direita.

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

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