Promessa para marginais vira dor de cabeça de Doria às vésperas da posse

POR RODRIGO RUSSO, FOLHA DE S. PAULO

A partir de janeiro do ano que vem, os motoristas que transitarem pela marginais Pinheiros e Tietê precisarão de atenção redobrada para evitar multas por desrespeito a uma salada de limites máximos de velocidade.

A depender do trecho e até da faixa, as máximas deverão ser de 50 km/h, 60 km/h, 70 km/h, 80 km/h e 90 km/h.

Esse cenário de confusão se deve à decisão do prefeito eleito João Doria (PSDB) de reverter parte do programa de redução de velocidades implementado pela gestão Fernando Haddad (PT). O que parecia simples na promessa eleitoral vem se mostrando muito mais complexo durante a atual fase de transição.

Na campanha, Doria disse que aumentaria as velocidades nas pistas local (de 50 km/h para 60 km/h), central (de 60 km/h para 70 km/h) e nas expressas (de 70 km/h para 90 km/h). Após a eleição, porém, passou a matizar a própria proposta, que valerá integralmente apenas em certas partes das marginais.

Até o momento, a futura administração não detalhou quais os limites máximos que valerão nos diversos trechos dessas vias. Sabe-se, por exemplo, que será particularmente desafiador dirigir na pista local das marginais, onde a velocidade máxima atual é de 50 km/h.

Confira as três opções do prefeito eleito em relação aos limites de velocidade nas marginais.

Leia também a matéria publicada na íntegra na Folha de S. Paulo.

Compartilhe este artigo