Tribunal Popular: povo julga Estado por genocídio

Moradores da Zona Sul de São Paulo colocam o Estado no banco dos réus para julgá-lo pelo genocídio negro, dos povos indígenas, pobres e periféricos

Por Periferia em Movimento 

Neste sábado (19 de novembro), véspera do Dia da Consciência Negra, moradores da Zona Sul de São Paulo colocam o Estado no banco dos réus para julgá-lo pelo genocídio negro, dos povos indígenas, pobres e periféricos.

Com a presença de autoridades públicas do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, o ato traz um apanhado de uma série de casos que aconteceram recentemente na região do Jardim Ângela, Jardim São Luís, Capão Redondo e Campo Limpo no último ano. Além de apresentar as reivindicações, o grupo pretende mover uma ação civil pública contra o poder público, além de mobilizar a sociedade para essa questão.

Em todo o Brasil, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. Anualmente, 23.100 jovens negros de 15 a 29 anos são mortos. A taxa de homicídios entre jovens negros é quase quatro vezes a verificada entre os brancos, o que reforça a tese de que está em curso um genocídio da população negra segundo constatações do próprio Senado Federal no relatório final (clique aqui para acessar a íntegra) da CPI sobre o Assassinato de Jovens encerrada neste ano.

Coluna da Mônica Bergamo divulga evento

A realização do Tribunal Popular foi divulgada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo desta quinta-feira (17/11). 

De acordo com o texto: "O secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa, o secretário municipal de Segurança Urbana, Benedito Mariano, e o chefe do Ministério Público, Gianpaolo Smanio, foram convidados para comparecer ao evento 'Tribunal Popular: pelo fim dos genocídios das juventudes negras, indigenas, pobres e periféricas".

A coluna de Mônica Bergamo informa ainda: "Promovido pelo Fórum em Defesa da Vida, que reúne grupos de combate à violência e de promoção da cidadania na zona sul da capital, o evento será neste sábado (19, no Jardim Ângela. O objetivo é discutir com as autoridades assuntos como a violência policial políticas públicas contra a criminalidade. Até esta quarta (16), nenhum dos três convidados tinha confirmado presença".

Anotaí!
O quê?    Tribunal Popular
Quando?    neste sábado, dia 19 de novembro, das 9h às 14h
Onde?    Sociedade Santos Mártires 
Rua Luís Baldinato, 09 – Jardim Ângela – Extremo Sul de São Paulo

Mais informações: https://www.facebook.com/events/406195439769704/

Publicada no site Periferia em Movimento.

 

Compartilhe este artigo