Usuários do transporte coletivo terão aplicativo para avaliar a qualidade dos serviços

Desenvolvido pelo Idec, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o LED – Laboratório de Experimentação Digital, o MoveCidade permitirá avaliar ônibus, trem, metrô e bicicletas compartilhadas

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou nesta sexta-feira (23/9) – em plena Semana da Mobilidade – a versão beta (para teste) do aplicativo MoveCidade. Disponível para Android, a ferramenta digital permite que os usuários do transporte coletivo de São Paulo avaliem a qualidade dos serviços de ônibus, trem, metrô e bicicletas compartilhadas.

Com o aplicativo, que está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o LED – Laboratório de Experimentação Digital, o passageiro de uma determinada linha de ônibus, metrô ou trem poderá avaliar vários itens, como: tempo de espera, lotação do veículo, limpeza, acessibilidade e segurança.

A avaliação de cada usuário gerará uma nota que, agregada às avaliações de outros passageiros, resultará em uma nota média para a qualidade do serviço da linha avaliada. O sistema também permitirá a elaboração de relatórios comparativos entre as linhas, relacionando as melhores e as piores classificadas.

De acordo com Rafael Calabria, pesquisador de Mobilidade Urbana do Idec, o aplicativo permitirá reunir as avaliações dos usuários para encaminhar às empresas prestadoras dos serviços e as autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos. “O objetivo é empoderar os usuários, possibilitando que eles fiscalizem o sistema de transportes”, explicou.

Carlos Thadeu, gerente técnico do Idec, acrescentou que “todos os dados serão abertos e os relatórios disponibilizados aos usuários”. 

Nesta primeira fase, o Idec convida as pessoas a testarem o aplicativo para futuras melhorias. 

A versão oficial do aplicativo MoveCidade está prevista para outubro deste ano. Em novembro, serão incluídos os meios de transporte das cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Até 2017, outras cidades serão acrescentadas permitindo comparações entre as localidades.

O passo a passo para ter acesso à versão beta do aplicativo MoveCidade (Android) está disponível no link: www.movecidade.org.br/app.

“Quanto mais avaliações a gente tiver, mais dados nós teremos para fazer uma campanha e pressionar o poder público e as empresas”, argumentou Carlos Thadeu, estimulando os usuários do transporte publico a utilizarem o aplicativo. “O objetivo final é a melhoria do sistema de transporte”, complementou.        

A apresentação do MoveCidade também contou com a participação de Walter de Simoni, coordenador de Mobilidade Urbana do Instituto Clima e Sociedade. 

Presente ao lançamento do aplicativo, a Rede Nossa São Paulo apoia a iniciativa. 

Compartilhe este artigo