Especial: informações nos pontos de ônibus são raridade em algumas regiões

Por Rafael Carneiro – site 32xSP

Promulgada em 2014 pelo prefeito Fernando Haddad (PT), a Lei 15.962 determina que os pontos de ônibus paulistanos disponibilizem informações sobre o transporte para os passageiros. Porém, ela não vem sendo cumprida em toda a cidade. Em alguns lugares, os antigos pontos sequer foram substituídos.

O 32xSP percorreu subprefeituras de quatro regiões da capital paulista e verificou que em vias do centro expandido, área localizada ao redor do centro histórico, e delimitada pelo chamado minianel viário composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, mais as avenidas Salim Farah Maluf, Afonso d’Escragnolle Taunay, Bandeirantes, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves, Luís Inácio de Anhaia Melo e o Complexo Viário Maria Maluf, há mais pontos com informativos do que na periferia. Além disso, boa parte desses pontos possui o QR-code, código que traz informações e pode ser lido por meio de um celular.

Confira todas as reportagens do Especial Pontos de Ônibus 

Em março deste ano, uma carta assinada por 158 organizações da sociedade civil, incluindo a Rede Nossa São Paulo, foi encaminhada ao prefeito e ao secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto

O documento reivindica que as informações sobre as linhas que passam pelo local e o roteiro de cada uma delas sejam colocadas em todos os pontos de ônibus da cidade de São Paulo, no menor prazo possível. E que estas informações sejam disponibilizadas também em formatos acessíveis e inclusivos. 

De acordo com a carta, em outras cidades do mundo estas informações estão disponíveis aos cidadãos há muitos anos. “São medidas simples, que trariam enorme benefício aos cidadãos, e uma demonstração de respeito aos usuários do transporte público”, conclui o texto.

A assessoria de comunicação da SPObras informou por e-mail que a instalação dos adesivos indicativos nos pontos de ônibus acontece desde janeiro de 2013 e que essa implantação é feita diariamente por uma equipe da concessionária. “Por conta do alto índice de vandalismo e depredação, pode acontecer de alguns totens ficarem sem o adesivo momentaneamente. Esses adesivos já estão presentes em 6.100 paradas de ônibus. Toda semana uma média de 15% dos pontos de ônibus são vandalizados e têm seus adesivos arrancados. Manutenções e vistorias são feitas periodicamente nas estruturas.”

O prazo final do contrato da Prefeitura de São Paulo com a empresa Otima, responsável pela substituição dos abrigos de ônibus, era 2015. A cidade possui 6.500 pontos, que deveriam ter sido trocados na sua totalidade, o que não ocorreu até o momento.

*Foto: Rafael Carneiro

Matéria publicada no site 32xSP.

 

Compartilhe este artigo