Escola de Governo promove curso especial em julho

Iniciando um novo formato de cursos especiais, a Escola de Governo, que completa 25 anos, procura dar mais uma possibilidade de formação para as pessoas exercerem a sua cidadania de forma ativa.

Hannah Arendt nasceu em 1906, na Alemanha. Filha de judeus, se interessou desde muito cedo por questões de filosofia e política, sofreu os males do Estado alemão em 1933 e, mais tarde, foi levada para o campo de concentração de Gurs, onde permaneceu até 1941, data em que fugiu para se exilar nos Estado Unidos. A autora tem uma produção voltada para questões relacionadas à formação de regimes autoritários e à condição humana. Uma de suas obras mais conhecidas, “As origens do totalitarismo”, de 1951, aborda ideologias totalitárias, a dinâmica entre essas e o conceito de poder e como se dá o poder que a massa e o terror ocupam nesse cenário. Seu pensamento marcou de maneira significativa a sociedade ocidental desde metade do século XX, servindo como base para a compressão de regimes de natureza autoritária.

Venha participar do curso “A luz de Hannah Arendt em tempos sombrios no Brasil" e entender um pouco mais a respeito dessa teórica que impacta as sociedades ocidentais até os dias de hoje e, principalmente, nesse momento delicado da vida nacional que vem trazendo os maiores desafios do período democrático pós 1988 para os cidadãos brasileiros, no qual a ação política infelizmente hoje serve como um objetivo para atingir qualquer fim, exatamente o contrário do pensamento dessa cientista política.

Para isso, convidamos quatro grandes estudiosos que abordarão em perspectivas diferentes a obra dessa essencial filosofa política – Hannah Arendt – às vezes com um olhar mais direto na obra dela, assim como relacionando com outros autores como Martin Heidegger, Walter Benjamin e a psicanálise.

Palestrantes:

-José Moura Gonçalves Filho no dia 4/7, 2a.feira, abordará "Ação, Autoridade e Autoritarismo";

-Paulo César Endo no dia 5/7, 3a.feira, trabalhará "Violência e Democracia";

-João Augusto Pompéia no dia 6/7, 4a.feira debaterá "Liberdade e Poder";

-José Sérgio Fonseca de Carvalho no dia 7/7, 5a.feira, discorrerá sobre "Liberdade e Política".

Coordenação Geral:

-Xixo/Maurício Piragino

Serviço: 
Curso: " A luz de Hannah Arendt em tempos sombrios no Brasil"
Quando: de 4 até 7 de julho de 2016 (2a, 3a, 4a e 5a feira) das 19h30 até 22hs
Onde: na sede da Escola de Governo, auditório da Ação Educativa na Rua General Jardim, 660 Vila Buarque São Paulo – Capital
Carga horária: 10 horas
Certificação: 75% de presença(atestado para quem não obter os 75% de presença)
Investimento: R$200,00 para curso total ou R$75,00 por palestra
Vagas: 90 (dirigido para qualquer pessoa que deseje conhecer o pensamento dela. Sem necessidade de pré-requisito escolar)

Inscrições para cursos total: Clique aqui 

Inscrições por palestra: só poderão ser feitas no mesmo dia do evento, 30 minutos antes, caso as vagas não se esgotem.

Obs: a inscrição só estará concretizada com o pagamento efetivado. Não há reserva de vaga.

Descontos: alunos/as e ex-alunos/as dos cursos regulares da Escola de Governo e estudantes secundaristas da rede pública têm 30% de desconto.

Há também bolsas de desconto para interessados/as em participar do curso em sua totalidade que comprovem a não possibilidade do pagamento do valor do curso. As bolsas são limitadas e serão analisadas individualmente. Para solicitar uma bolsa, mande um e-mail para [email protected]

Informações: secretaria da EG tels: (11)3256.6338

Curso presencial e acontece na cidade de São Paulo.

Compartilhe este artigo