Circuito SPCine exibe filmes da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Festival apresenta produções que abordam a importância do desenvolvimento sustentável

De Secretaria Executiva de Comunicação

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega a sua 5ª edição com sessões gratuitas no Circuito SPCine. Com produções contemporâneas e inéditas no Brasil, o Festival, que acontece entre os dias 15 e 29 de junho, apresenta filmes de diversas partes do mundo que abordam questões socioambientais e a importância do desenvolvimento sustentável.

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) Paz, Butantã, São Rafael, Quinta do Sol e Três Lagos exibem a animação “Animais Unidos Jamais Serão Vencidos”, de Holger Tappe e Reinhard Klooss. Co-produção entre Suíça e Alemanha, o filme conta a história de uma revolta de animais após a construção de uma barragem e de um resort que impediram o abastecimento da água onde vivem.

Já o Centro Cultural São Paulo (CCSP) exibe, no próximo dia 21, “O Céu e A Geleira”, de Luc Jacquet. O longa-metragem, que foi atração de encerramento do Festival de Cannes em 2015, conta a história do glaciologista (estudioso de geleiras e formações glaciais) francês Claude Lorius, cuja pesquisa ajudou a provar que o aquecimento global vem sendo provocado pela ação humana. Além do documentário de Jacquet, o CCSP exibe uma seleção de filmes que abordam temas como consumo, economia e mudanças climáticas. No dia 25, o filme “Como Mudar o Mundo”, de Jerry Rothwell, sobre a fundação do Greenpeace, é seguido de debate com ativistas da ONG.

O Cine Olido recebe sete filmes relacionados à temática da cidade, sendo cinco longa-metragens. Entre os destaques está o canadense “Todo o Tempo do Mundo”, de Suzanne Crocker, sobre experiências de desconexão com a vida moderna, que será exibido dia 26. No espaço também será exibido o filme “Isso Muda Tudo”, de Avi Lewis. Baseado no livro “This Changes Everything”, de Naomi Klein, ele defende que é possível transformar o capitalismo global a partir da atual crise climática.

Além das salas do Circuito SPCine, a Biblioteca Mário de Andrade e o CEU Heliópolis também recebem filmes da Mostra. Na Mário de Andrade será exibido o filme “Cultivando Flores do Futuro” de Valérie Valette e Pawel Wiechetek; e o curta-metragem “Cultivando Água Boa”, do brasileiro Fábio Canhete. Já o CEU Heliópolis exibe a animação “Animais Unidos Jamais Serão Vencidos”.

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma correalização da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine. Para saber a programação completa do Festival, acesse o site: http://www.ecofalante.org.br/mostra/

Circuito SP Cine

Lançado em março deste ano, o Circuito SPCine já inaugurou 14 salas de cinema em toda a cidade, sendo cinco na zona leste, cinco na zona sul, quatro na região norte, uma na zona oeste e uma no centro. Desde sua criação, a rede já contou com a presença de mais de 30 mil espectadores.

A Prefeitura de São Paulo planeja que até o fim deste semestre, sejam inauguradas outras seis salas, formando a maior rede pública de cinema do Brasil.

Para saber os endereços e a programação completa do Circuito SpCine, clique aqui e acesse o site oficial do projeto

Matéria publicada no portal da Prefeitura de São Paulo.
 

Compartilhe este artigo