Com licitação liberada, linha 4 do Metrô de São Paulo fica para 2018

Por Metro

Depois de ser suspensa pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) para esclarecimentos, a licitação para terminar as obras da linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo foi liberada e o processo deve ser retomado na próxima semana.

Com isso, o governo prevê que as obras sejam retomadas em julho – a estimativa anterior era abril – e a última estação deve ser entregue no fim de 2018.

A linha completa estava prevista inicialmente para 2014. As datas foram sendo prorrogadas devido a atrasos nas obras.

Estão incluídas na licitação a conclusão das estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, além da extensão da linha com as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia e o pátio de manobra.

Em entrevista ontem ao programa “Rádio Livre”, da rádio Bandeirantes, o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a Higienópolis-Mackenzie deve ser entregue em julho do ano que vem, e a Oscar Freire, em outubro de 2017.

O Metrô prevê ainda que a estação São Paulo-Morumbi fique pronta  na virada de 2017 para 2018 e a Vila Sônia até o fim de 2018.

Em julho do ano passado, o governo do Estado rescindiu o contrato com o consórcio Isolux Corsán- Corviam, que era responsável pelas obras. O consórcio, por sua vez, disse que havia solicitado a rescisão judicialmente dias antes.

A obra tem recursos do Banco Mundial, que já havia pedido a prorrogação da abertura dos envelopes da concorrência, prevista inicialmente para fevereiro, por um mês. O questionamento  do TCE adiou de novo o processo. 

Matéria publicada originalmente no jornal Metro São Paulo.

 

Compartilhe este artigo