Prefeitura lança plataforma com mapas de dados integrados de São Paulo

Ferramenta disponibiliza, por exemplo, a localização dos equipamentos públicos da cidade de forma georreferenciada.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Mais de 150 bancos de dados da Prefeitura de São Paulo estão agora integrandos e disponíveis em uma única plataforma digital. Trata-se do portal GeoSampa, lançado nesta segunda-feira (7/12) em um evento que contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e diversos secretários municipais.

Elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Prodam – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, a nova plataforma integra dados que já estavam disponíveis nas diversas secretarias e autarquias municipais e os disponibiliza em mapas. 

Ao acessar o portal, o cidadão poderá conhecer, por exemplo, a localização dos equipamentos públicos municipais, estaduais e federais existentes na cidade. Os dados disponíveis estão georreferenciados. Ou seja, o internata pode consultar as informações por subprefeituras ou distritos. É possível também sobrepor mapas e comparar dados. 

Em uma das simulações realizadas no evento de lançamento da plataforma, o mapa do novo Plano Diretor Estratégico foi sobreposto ao da atual densidade demográfica da cidade. A sobreposição mostrou de forma clara as áreas ao longo os eixos de transportes da cidade onde o adensamento demográfico, previsto no Plano Diretor, pode ser mais estimulado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, a ideia de ter uma plataforma com os dados integrados da cidade e disponibilizá-los em forma de mapas existe desde 1989. “Esse projeto visa aprimorar os instrumentos de gestão pública”, avaliou, antes de complementar: “Vai permitir também que o cidadão tenha acesso às informações da cidade, podendo se tornar um mecanismo de controle social”.

O prefeito Fernando Haddad destacou que cada secretaria e autarquia deverá manter atualizados os dados que serão integrados pelo portal GeoSampa. “É mais um serviço que estamos prestando à cidade e ao cidadão”, declarou.

Segundo ele, com a plataforma será possível “dar um salto de qualidade na gestão”.

Na apresentação técnica da plataforma, o diretor de Relacionamento e Desenvolvimento I da Prodam, Sergio Mauro de Souza Santos Filho, explicou que o sistema foi desenvolvido em software livre e a disponibilização dos dados é em formato aberto. 

Com o lançamento da plataforma GeoSampa, a Prefeitura informa ter cumprido a meta 111 do Programa de Metas 2013/2016.

Compartilhe este artigo