Carta do GT Criança e Adolescente sobre o Dia Universal da Criança

Documento está sendo enviado para o prefeito de São Paulo e secretários municipais

Caro amigo, cara amiga,

20 de novembro é o Dia Universal da Criança, data em que a histórica Convenção sobre os Direitos da Criança faz aniversário.

Para o GT Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo, a data é uma oportunidade valiosa para representantes do poder público e de organizações da sociedade civil reafirmarem seu compromisso com a garantia dos direitos de meninas e meninos da cidade de São Paulo.

Em artigos, entrevistas, solenidades e outros eventos, lembrar esse dia é uma forma de demonstrar compromisso com os direitos, as aspirações e os sonhos de crianças e adolescentes de todas as regiões e perfis sociais. 

Para isso, é primordial levar em conta a própria voz da população nessa faixa etária. O impacto é muito maior quando são eles mesmos que contam suas preocupações, frustrações, alegrias e esperanças.

O GT Criança e Adolescente quer contribuir com este movimento, fazendo chegar às suas mãos os resultados da pesquisa IRBEM Criança e Adolescente. 

O estudo foi coordenado por esse GT, com apoio do Instituto Alana e do Instituto C&A, e realizado pelo Ibope Inteligência. Foram ouvidos 805 meninas e meninos, em todas as regiões da cidade de São Paulo, entre 13 e 30 de junho de 2015. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

As perguntas da pesquisa abordam temas do cotidiano de meninas e meninos, como escola e amigos, e apuram seu conhecimento e avaliação das instituições, como Prefeitura e Câmara Municipal. São analisadas 13 áreas relacionadas à qualidade de vida em São Paulo.

O estudo mostra que, infelizmente, quase da metade dos entrevistados gostaria de ir embora de São Paulo, mesmo a maioria tendo nascido na cidade. 56% sentem medo da violência na cidade, 20% temem a própria polícia; 74% manifestam insatisfação com a preservação de rios, lagos e represas.

Também precisamos contar que nossas crianças e adolescentes sabem valorizar o que a cidade lhes oferece, sobretudo a riqueza das relações humanas. O levantamento apurou que a satisfação entre eles é tanto maior quanto mais intensa é sua vida cultural e social. 

Outros dados relevam que:

●    7,3 é a nota média dada à educação pelas crianças e os adolescentes entrevistados, em uma escala de 0 a 10. O conhecimento dos professores sobre o que ensinam recebe a melhor avaliação (nota 8). A conservação e limpeza da sala de aula, pátio, corredores e banheiros da sua escola são os itens pior avaliados, com nota de 6,4. 
●    É maior a satisfação entre as crianças de 10 a 11 anos no que diz respeito à prática de esportes, a viagens e contato com a natureza. A insatisfação com os atributos cresce à medida que aumenta a idade. O mesmo movimento pode ser observado em relação à classe econômica: a satisfação cresce de acordo com o aumento da classe.
●    Na área de saúde, a pior avaliação ficou com o tempo de espera para ser atendido em equipamentos como postos de saúde e hospitais, recebendo nota de 4,4.
 
O conteúdo completo está disponível em: https://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/irbem/criancaeadolescente-apresentacao2015.pdf

Neste 26º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, Dia Universal da Criança, não perca a oportunidade de mostrar seu compromisso e de dar voz às crianças e adolescentes da nossa São Paulo.

Cordialmente, 

GT Criança e Adolescente
Rede Nossa São Paulo

Compartilhe este artigo