Paulistanos usariam a bicicleta como meio de transporte se houvesse mais segurança para ciclistas

Entre as alternativas ao uso do carro para a locomoção na cidade de São Paulo, 44% dos paulistanos garantem que usariam a bicicleta como meio de transporte se houvesse mais segurança para os ciclistas. É o que aponta a pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, Rede Nossa São Paulo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), sob o tema Mobilidade Urbana.

De acordo com o estudo, em 2015, 3% dos entrevistados utilizam a bicicleta como meio de locomoção todos os dias, já 73% nunca usam essa modalidade no dia a dia. 
 
Além da segurança, encontrar melhores condições nas vias para os ciclistas fariam com que o uso da bicicleta fosse mais comum: 18% das pessoas que nunca utilizam bicicleta acreditam ser necessário mais sinalização nas ruas. Por outro lado, 13% gostariam que fossem construídas mais ciclovias para interligar as diferentes regiões na cidade.
 
Outro item que chamou a atenção em relação à regulamentação do transporte: 11% dizem que seria necessário a implementação de uma legislação que regule este tipo de transporte.  A construção de bicicletários ou paraciclos em estabelecimentos e terminais de trens, ônibus e metrô seria fundamental também para 11% dos entrevistados.
 
Metodologia

A nona edição do levantamento de percepção dos moradores da capital paulista foi feita pelo IBOPE Inteligência. Foram entrevistados, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, 700 moradores da cidade de São Paulo com idade a partir de 16 anos. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

Compartilhe este artigo