Jornalistas se reúnem para discutir desafios do século para cobertura ambiental

Na semana do dia 20 de outubro, nomes conhecidos por trabalhos de cobertura ambiental vão se reunir em São Paulo para a 6° edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA). Na ocasião, eles vão discutir os desafios para o trabalho jornalístico na editoria. Marcado para acontecer no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, o evento pretende tratar sobre questões ambientais, sociais, econômicas e tecnológicas que implicam nas pautas, nas condições e nas práticas do exercício do jornalismo ambiental.

 Para nortear os debates, o tema escolhido foi “Mundo em Transição". A ideia, segundo o diretor executivo da Envolverde e responsável pela organização do Congresso, Dal Marcondes, é abordar os principais dilemas, que vão das mudanças climáticas, resíduos sólidos, desigualdade, até a transição dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis". “Precisamos construir pautas mais integradas, com visão estruturada dos desafios ambientais e como eles interagem”, disse o jornalista.

 Na lista de confirmados para o debate estão nomes como André Trigueiro, editor do programa 'Cidades e Soluções', da TV Globo; Maria Zulmira (Zuzu), jornalista da Planetária Soluções Sustentáveis e criadora do 'Repórter Eco', na TV Cultura; Paulina Chamorro, apresentadora e editora da rádio Eldorado; Luciano Martins Costa, pesquisador em jornalismo; Mário Evangelista, editor do jornal A Tribuna; Maristela Crispim, do Diário do Nordeste; Luanda Nera, da Rede Nossa São Paulo; Edgard Matsuki, desenvolvedor do site boatos.org; Sônia Araripe, jornalista, publisher da revista Plurale; Gustavo Faleiros, criador do Infomazônia e coordenador da Earth Journalism Network.

 O evento terá a presença de autoridades, como o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, e representantes de Empresas, ONGs e Institutos como Natália Viana, da Agência Pública; Aldem Bourscheit, jornalista e especialista em Políticas Públicas do WWF-Brasil; Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação do Instituto Akatu; Mário Mantovani, diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica; Tasso Azevedo, membro do Observatório do Clima; André Vilhena, diretor do CEMPRE; Gina Rizpah Besen, consultora e membro da Cidade Democrática; Cláudia Diani, assessora de comunicação social da ANA (Agência Nacional de Águas); Nelton Friedrich, diretor de coordenação executiva Itaipu Binacional; Izabela Ceccato, idealizadora e fundadora da Eco Rede Social.

Para mediar as mesas, o congresso conta com a participação dos membros da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, realizadora do VI CBJA. “A presença de especialistas e pesquisadores ligados a organizações sociais, governos, empresas, mídias e academia promove uma confraternização importante, com troca de experiências, novas ideias sobre os diversos temas de interesse socioambiental”, comentou Marcondes.

Quem quiser participar do evento deve fazer a incrição por meio do link: http://jornalismoambiental.org.br/inscreva-se-no-congresso/

Matéria publicada no site Pauta Socioambiental.

 

Compartilhe este artigo