Prefeitura e organizações da sociedade civil abrem Semana da Mobilidade em São Paulo

Atividades incluídas na programação e Cartilha do Ciclista foram divulgadas durante o evento, que contou com a participação de três secretários municipais.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Uma cerimônia “simples e descontraída”, segundo a própria Prefeitura, marcou a abertura oficial da Semana da Mobilidade em São Paulo. Realizado nesta quinta-feira (17/9), o evento contou com a participação de três secretários municipais, funcionários da administração e representantes de diversas organizações da sociedade civil que atuam na área de mobilidade urbana e transportes. 

Durante a atividade, a Secretaria Municipal de Transportes divulgou o espaço digital da Semana da Mobilidade, onde os internautas poderão conferir todas as atividades da programação, que se encerrará no dia 25 de setembro.

Uma das ações destacadas na apresentação da Secretaria é o lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, que a Rede Nossa São Paulo e a  FecomercioSP promoverão na próxima terça-feira – Dia Mundial Sem Carro (22/9).

Os participantes do evento receberam a nova Cartilha do Ciclista. O material impresso contém diversas informações sobre esse modal de transporte, incluindo “dicas úteis de proteção”, “rede cicloviária”, “regras de circulação e segurança” etc..

Ao abrir a Semana da Mobilidade, o secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto, afirmou que a atual gestão da Prefeitura de São Paulo conseguirá cumprir a meta de instalar 400 quilômetros de ciclovias na cidade. “Vamos atingir também 500 quilômetros de faixas de ônibus”, complementou. 

Segundo ele, as ciclovias, as faixas de ônibus, a abertura exclusiva da Avenida Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos e a redução de velocidade nas vias de São Paulo representam uma grande mudança de cultura. “Vamos continuar democratizando o espaço público da cidade”, finalizou.

Tatto chegou atrasado ao evento, em virtude de ter participado do Desafio Intermodal – uma das atividades que integram a programação da Semana da Mobilidade. Utilizando o modal bicicleta, o secretário relatou que percorreu os 10 quilômetros do trajeto em 1h18min.

Outro participante da abertura da Semana da Mobilidade e do Desafio Intermodal foi Carlos Aranha, do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo. Mesmo tempo feito o percurso a pé, ele foi um pouco mais rápido que o secretário, pois gastou 1h15min caminhando.

Além de Tatto, participaram do evento: Fernando de Mello Franco, secretário de Desenvolvimento Urbano; Marianne Pinotti, secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; e Rogério Sottili, secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania.

Confira também: reportagem da TVT, com entrevista de Carlos Aranha, do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo, sobre as mudanças que estão sendo implementadas na cidade. 

 

Compartilhe este artigo