Ex-prefeito de Londres defende limite de 32 km/h contra atropelamentos

Por ANDRÉ MONTEIRO, DE SÃO PAULO – Folha Uol

Primeiro prefeito eleito de Londres, Ken Livingstone, 70, defende uma redução de limites de velocidade ainda mais drásticos do que os implantados em São Paulo pela gestão Fernando Haddad (PT).

Para o político britânico, o combate aos atropelamentos nos centros urbanos exige limite de 32 km/h –referência ao padrão de 20 milhas por hora implantado em 25% das vias de Londres e que levaram à redução das mortes no trânsito.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/07/1661938-londres-reduz-limites-para-32-kmh-em-25-das-vias-e-mortes-caem.shtml

Em São Paulo, Haddad anunciou que irá padronizar em 50 km/h o limite de todas as avenidas arteriais da cidade até o fim do ano. Um segundo plano, de deixar todas as vias coletoras com máxima de 40 km/h, foi congelado pela gestão –que mantém reduções pontuais neste tipo de via.

Livingstone defende outras medidas que vem sendo implantadas na capital paulista pela equipe de trânsito e transportes do prefeito, como as faixas exclusivas de ônibus e as ciclovias.

As duas medidas se tornaram bandeira de Haddad, mas sofrem críticas de que são implantadas de forma muito rápida, sem planejamento adequado.

Membro do Partido Trabalhista, Livingstone foi eleito prefeito em 2000, quando o cargo foi criado, e reeleito em 2004. Nas duas últimas eleições, em 2008 e 2012, perdeu para o conservador Boris Johnson.

Entre as realizações de seu mandato estão a introdução do "congestion charge", a cobrança de pedágio para transitar de carro pelo centro comercial de Londres, além da implantação do Oyster card, espécie de bilhete único.

Nessa época, sofreu críticas de que era autoritário e ganhou o apelido de "Red Ken" ("Ken Vermelho") devido às posições políticas de esquerda.

Participou da fundação do C40, grupo que reúne prefeitos de grandes cidades do mundo e, após deixar o cargo, se tornou uma espécie de "guru" da sustentabilidade.

Nesta quarta-feira (9), participou da Cúpula de Prefeitos e do congresso Cidades & Transportes, no Rio. 

Confira aqui a entrevista que concedeu à Folha, por e-mail.

Matéria publicada originalmente na Folha Uol.

 

Compartilhe este artigo