Rede Nossa São Paulo e FecomercioSP lançam Pesquisa sobre Mobilidade Urbana

Resultados do levantamento do Ibope sobre a percepção dos paulistanos em relação ao trânsito e ao transporte público, entre outros itens, serão apresentados nesta terça-feira (22/9) – Dia Mundial Sem Carro; participe! 

Quanto tempo os paulistanos gastam por dia, em média, no trânsito? Qual o nível de satisfação dos usuários do transporte público? Essas e outras questões integram a Pesquisa sobre Mobilidade Urbana que a Rede Nossa São Paulo e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançam nesta terça-feira, Dia Mundial Sem Carro (22/9). 

Os resultados do levantamento de percepção dos moradores da capital paulista, realizado pelo Ibope Inteligência, serão apresentados em evento aberto ao público no Sesc Consolação.

A pesquisa, já em sua nona edição, apresentará novidades este ano, pois o tema –  mobilidade urbana –  está no centro das atenções, principalmente em razão das ações que a Prefeitura vem realizando na área e a repercussão destas iniciativas na mídia.

Como em edições anteriores, o levantamento apontará também a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público e o carro particular, bem como a avaliação da população em relação ao trânsito e à poluição.

O lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana integra a programação oficial da Semana da Mobilidade em São Paulo, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. 

Convidados para o debate

O prefeito Fernando Haddad e os secretários municipais de Saúde, Alexandre Padilha, e de Transportes, Jilmar Tatto, foram convidados para participar da mesa de debate, onde poderão comentar os principais resultados da pesquisa. Os secretários de Transportes e da Saúde confirmaram suas presenças.

Também estão confirmadas as presenças do gerente do setor de avaliação de Emissões Veiculares da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Marcelo Pereira Bales, da diretora-presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, e do especialista em trânsito, Jakow Grajew.

Sobre o Dia Mundial Sem Carro

Nos últimos nove anos, o lançamento da Pesquisa de Mobilidade tem sido uma das ações que visam marcar o Dia Mundial Sem Carro e a Semana da Mobilidade em São Paulo.

Comemorada em 22 de setembro, a data é destaque em diversas cidades do mundo, onde são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade.

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997, sendo adotado por vários países europeus já no ano 2000. O objetivo principal da data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. 

No Brasil, tem desempenhado um papel fundamental para ampliar a consciência de cidadãos e integrantes do poder público sobre a inviabilidade do atual modelo de mobilidade urbana na maioria das grandes cidades, que é centrado no uso do automóvel particular.

Embora não consiga ainda fazer com que grande parte dos usuários de automóveis particulares deixe o carro na garagem – até por falta de uma alternativa de transporte público de qualidade –, o Dia Mundial Sem Carro contribui para que a sociedade apoie, cada vez mais, a priorização dos transportes coletivos por parte dos governantes.

Clique aqui e inscreva-se!

Serviço:
Evento: Lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana/Semana da Mobilidade 2015
Data: nesta terça-feira, dia 22 de setembro de 2015
Horário: às 9h30 
Local: Teatro Anchieta do SESC Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245

Programação do evento

9h – Início do credenciamento

9h30 – Abertura: boas-vindas

– Maria Alice Nassif, gerente de Programas Socieducativos do SESC;
– Jorge Duarte, presidente do Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP;
– Maurício Broinizi, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo.

10h00 – Apresentação da pesquisa 

– Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência

10h45 – Debate (posicionamentos e comentários sobre os resultados da pesquisa)

– Maurício Broinizi, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo;
– Alexandre Padilha, secretário municipal de Saúde; 
– Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes;
– Marcelo Pereira Bales, gerente do Setor de Avaliação de Emissões Veiculares da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo;
– Evangelina Vormittag, diretora-presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade;
– Jakow Grajew, especialista em trânsito;
– Fernando Haddad, prefeito de São Paulo.

Mediação do debate de Carlos Aranha, do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo.

12h15: Encerramento 

 

Compartilhe este artigo