Organizações se reúnem para discutir crise da água em SP

Ontem (18/06) foi realizada a 3ª Reunião Aberta da Aliança pela Água; organizações apresentaram soluções de consumo e cultura.

A Aliança pela Água, rede de organizações envolvidas no debate e na difusão de informações sobre a crise da água em São Paulo, se reuniu para debater soluções e apresentar alternativas em longo prazo.

De acordo com os especialistas a curva de armazenamento dos mananciais do estado cai a cada ano, o que faz com que o Sistema Cantareira não consiga recuperar o volume morto de imediato. “Até maio deste ano, estávamos com a metade de armazenamento dos mananciais com relação aos anos anteriores”, explica Marussia Whately, especialista em recursos hídricos e coordenadora do Instituto Socioambiental (ISA).

Foi alertado ainda que as obras propostas pelo governo do estado não devem ficar prontas em tempo hábil para recuperar as perdas de água, e por isso está sendo proposto um sistema de “substituição” de abastecimento, retirando a vazão de alguns mananciais e aumentando em outros, o que não é uma solução sustentável, garantem os especialistas.

A Aliança pela Água propõe um conjunto de estratégias para lidar não apenas com a crise da água, mas também com o futuro da gestão dos recursos hídricos. Dentre as principais ações, Marussia destaca que se deve olhar para a escassez de água como uma oportunidade para promover uma mudança de cultura com relação aos recursos hídricos.

Outro ponto importante, segundo ela, é identificar o mapa de responsabilidade, ou seja, um processo que explique quem são os responsáveis por cada área dos recursos hídricos e saneamento, por exemplo, quem é o órgão responsável por decretar racionamento de água, qual o órgão de tratamento e gestão, e qual a importância da consciência da sociedade no uso e consumo destes recursos.

As organizações ainda apontaram outras ações, tais como:

  • Melhorar a comunicação sobre a gestão e governança nas políticas públicas;
  • Monitorar o nível de água. Ex.: Site para apresentar online o volume real de água, considerando o volume morto na conta;
  • Formar e instruir para a construção de cisternas;
  • Utilizar tecnologias para garantir a qualidade e a existência da água;
  • Realizar viradas sustentáveis em todo o país para chamar a atenção à questão da sustentabilidade e escassez de bens naturais;
  • Fazer pesquisa de opinião com a população sobre a crise da água e promover a lei de iniciativa popular pelo desmatamento zero;
  • Encontrar nascentes na cidade e mobilizar a população para limpeza das águas desde as nascentes até os rios, e utilizar as nascentes em atividades domésticas;
  • Criar campanhas de mobilização com a população e outras organizações.
Compartilhe este artigo