Seminário debaterá a questão da arborização na cidade de São Paulo

Nos últimos três meses cerca de 1.750 árvores caíram na capital paulista, causando prejuízos, transtornos e até morte. 

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Aproximadamente 650 mil árvores estão distribuídas pelo viário da capital paulista, o que demanda uma boa gestão por parte da administração municipal, para que tragam apenas benefícios e não transtornos aos paulistanos. Este será um dos focos de debate do seminário Arborização Urbana no Município de São Paulo, que seria realizado no dia 19 de março, mas devido à incompatibilidade de agendas, o evento foi adiado, com data a confirmar.

Promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo, o evento pretende reunir instituições responsáveis pelo manejo das árvores, especialistas no tema e organizações da sociedade civil. A ideia é construir uma agenda comum de ações para melhorar a gestão da arborização na cidade.

Na avaliação dos promotores do seminário, a arborização urbana não envolve apenas o plantio das árvores, mas também seu monitoramento fitossanitário, poda adequada e substituição das espécies doentes ou velhas.

Os dados apontam que a gestão das árvores no município precisa ser aprimorada: nos últimos três meses – entre novembro de 2014 a janeiro de 2015 – cerca de 1750 árvores caíram. O número representa o maior índice já registrado em São Paulo, revelando que o manejo adequado dessa população arbórea é um grande desafio para os gestores municipais.

Por isso, quatro secretários municipais foram convidados para o evento – Wanderley Meira do Nascimento, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Simão Pedro, da Secretaria de Serviços, e Roberto Garibe, da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras –, além de representante da AES Eletropaulo.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras já  respondeu o convite, informando que a pasta será representada por Delson Lapa, superintendente de Meio Ambiente da SIURB/SPObras.

Entre os especialistas da sociedade civil, já está confirmada a presença do engenheiro agrônomo e arborista Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto, que é diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – Sudeste. A mediação da mesa será feita por Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo.

Compartilhe este artigo