Conselho da Cidade lança campanha “Sou Cidadão Paulistano”

Iniciativa visa estimular população paulistana a se apropriar da cidade, exercer sua cidadania e se engajar em ações que beneficiem a coletividade. 

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Nesta terça-feira (31/3), o Conselho da Cidade de São Paulo lançou a campanha “Sou Cidadão Paulistano”, que visa estimular a população paulistana a se apropriar da cidade, exercendo sua cidadania e se engajando em ações que beneficiem a coletividade.

O evento de lançamento aconteceu na reunião plenária do Conselho e teve a participação do prefeito Fernando Haddad. 

A campanha “Sou Cidadão Paulistano” foi elaborada pelo Grupo Temático (GT) Cultura Cidadã do Conselho da Cidade, a partir de uma proposta apresentada pela Rede Nossa São Paulo.

Desenvolvida voluntariamente pela agência Peralta, a iniciativa está baseada em conceitos que podem ser traduzidos em ações concretas, como “Eu pego carona”, “Eu reciclo meu lixo”, “Eu respeito o pedestre” ou “Eu participo dos conselhos da minha cidade”.

Empresas, organizações da sociedade civil, órgãos da administração pública e cidadãos que desejem participar da campanha, apresentando ideia e sugestões, devem baixar o Manual da Campanha.

Diversas sugestões já foram apresentadas e deverão fazer parte da iniciativa “Sou Cidadão Paulistano”, entre as quais: “Eu economizo água”, “Respeito a ciclofaixa”, “Estou de olho nas metas” e “Eu respeito a diversidade”.

“A ideia é que a campanha se espalhe pela cidade de forma voluntária, formando um movimento ativo e importante em prol da cidadania. Órgãos públicos, empresas, veículos de comunicação, ONGs, todo mundo pode participar e ajudar a mobilizar a população”, explica Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo.

"Sou Cidadão. Sou Poços de Caldas."

Outra iniciativa semelhante à campanha “Sou Cidadão Paulista” é a campanha "Sou Cidadão. Sou Poços de Caldas", lançada pela Associação Poços Sustentável, parceria da Rede Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

O principal objetivo da campanha é “despertar no poçoscaldense ou moradores de Poços de Caldas (MG) o sentimento de pertencimento à cidade e de suas responsabilidades por torná-la um lugar melhor para viver, uma cidade mais justa e sustentável, através de um trabalho de mobilização e sensibilização para que cada pessoa reconheça que o poder individual de assumir atitudes corretas é o primeiro passo em direção a uma grande mudança”.

 

Compartilhe este artigo