FNP firma parceria com PCS para a I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis

Representantes do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) assinaram um termo de parceria visando à cooperação mútua para a promoção da I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis – Políticas Públicas Inovadoras, que será realizada no âmbito do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).

Os dois eventos objetos da parceria ocorrerão em abril de 2015, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A assinatura do termo de cooperação foi realizada durante a 66ª Reunião Geral da FNP, que aconteceu na cidade de Campinas (SP), e teve a participação do presidente da Frente e prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e do coordenador geral do PCS, Oded Grajew.

"Para nós, esta parceria é uma grande honra e uma enorme responsabilidade. Na conferência vamos mostrar que existem soluções viáveis e concretas para o desenvolvimento sustentável urbano e como é possível replicar tais experiências bem-sucedidas", destacou Grajew. Segundo ele, é muito importante envolver estados, prefeituras e o governo federal nesse processo. "Estamos vivendo uma situação ímpar, nosso planeta está no limite. Precisamos agir imediatamente. Os problemas estão batendo na porta de cada prefeito", completou.

Fortunati lembrou que as edições anteriores do EMDS foram um sucesso e que na próxima, em 2015, a meta é receber cerca de 500 prefeitos e 5 mil participantes. "Nosso desafio agora é superarmos a qualidade de público e de conteúdo. Por isso, parcerias como esta são fundamentais", reforçou o prefeito de Porto Alegre.

De acordo com o documento de parceria, “a execução dos importantes eventos visa à promoção de práticas urbanas sustentáveis, a valorização dos gestores públicos, a ampliação da troca de experiências e a difusão das boas práticas dos municípios”.

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Clique aqui e leia o documento na íntegra.

Sobre a I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis

Tendo como foco central o tema “Políticas Públicas Inovadoras”, a conferência será realizada nos dias 7 e 8 de abril de 2015 e contará com a participação de prefeitos de vários municípios brasileiros e de outros países.

Estes convidados apresentarão experiências concretas e de excelência de gestão pública sustentável em diversas áreas, entre as quais saúde, educação, mobilidade, segurança, resíduos e governança.

O público alvo da conferência são gestores públicos, lideranças sociais e empresariais, pesquisadores, acadêmicos e jornalistas.

Sobre III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Realizado pela primeira vez em 2012, o evento é promovido pela FNP em parceria com o Sebrae Nacional. Esta terceira edição ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2015.

Um dos resultados do I EMDS foi a elaboração da "Carta dos Municípios Brasileiros pelo Desenvolvimento Sustentável", entregue ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki Moon. O documento defende maior participação dos municípios na implementação de políticas públicas para promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental no Brasil.

A abertura das duas primeiras edições do EMDS contou com a presença da presidente da República.

Compartilhe este artigo