Prefeitura cumpriu 16 das 123 metas prometidas até 2016

Dados atualizados do sistema de monitoramento do Programa de Metas informam que outras 71 já possuem entregas parciais que beneficiam à população.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão atualizou os dados do sistema de monitoramento do Programa de Metas 2013/2016. A atualização registra o cumprimento de mais três metas desde a última atualização do sistema, ocorrida em abril deste ano e que relatava o cumprimento de outras 13. Portanto, a dois meses da metade do mandato, a atual gestão municipal concluiu 16 das 123 metas do plano.

De acordo com os dados do sistema, outras 71 metas registram entregas parciais de equipamentos ou serviços. Ou seja, pelas contas da administração municipal, 87 metas já estariam beneficiando à população.

Entre as 16 metas concluídas, seis teriam superado os objetivos iniciais. Uma delas é a que previa a inscrição de 280 mil famílias com renda de até meio salário mínimo no Cadastro Único (meta 1). “Desde o início da atual gestão, 349 mil famílias passaram a fazer parte do Cadastro Único e poderão ser contempladas pelos diversos programas sociais do governo federal”, informou a Prefeitura.

A maioria das metas concluídas, no entanto, não está relacionada a equipamentos ou serviços. Boa parte delas tinha por objetivo a criação de secretarias, agências de desenvolvimento e conselho. A revisão do Plano Diretor Estratégico e a implementação do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento também estão incluídas neste grupo.

O sistema de monitoramento do Plano de Metas atualizou ainda o andamento de metas que dependem de diversas fases para serem concluídas. No caso dos 20 CEUs previstos (meta 16), agora estão relacionados os locais onde 16 deles serão construídos. Até abril passado, só metade dos equipamentos tinha terreno definido.

Embora apenas o CEU Heliópolis esteja em obras, o cálculo feito pelo sistema considera o índice de 19,4% para o andamento atual da meta.

Outro dado atualizado que mereceu destaque por parte da Prefeitura foi o avanço registrado na implantação de ciclovias. “Até setembro deste ano, haviam sido implantados 101 km de ciclovias, com 88% de aprovação popular”, comemora o texto divulgado pela administração. A meta 97 prevê a implantação de 400 km de vias cicláveis.

Clique aqui e confira os dados do sistema de monitoramento do Programa de Metas 2013-2016.

Compartilhe este artigo