Desde 2010, a Agenda Pública realiza debates para discussão de temáticas fundamentais de políticas públicas, participação e controle social. As séries de debates foram batizadas de “Breves Encontros” e registraram discussões sobre os planos de governo dos candidatos à presidência da República e o panorama dos desafios do governo Dilma Rousseff. Também foram debatidos os impactos dos grandes empreendimentos, a crise das instâncias de participação institucionalizada e a reforma política. A característica dos Breves Encontros é reunir representantes do governo e da sociedade civil em debates transmitidos online. Os vídeos são editados para exibição no canal da Agenda Pública, sendo utilizados também como material de discussão.
Nessa série, serão realizados dois eventos: 1) os desafios da gestão pública no próximo governo (15/09) e 2) a análise das propostas de gestão dos candidatos à presidência (23/09). A discussão sobre gestão pública é um dos 7 eixos estruturantes que compõem a Agenda Brasil Sustentável, movimento criado por um conjunto de organizações da sociedade civil de todo o País atuantes em movimentos pela garantia dos direitos fundamentais, pelo fortalecimento da democracia, pelas boas práticas de gestão pública, pela defesa do meio ambiente e das conquistas sociais, com o propósito de influenciar a agenda política dos/as candidatos/as à presidência e aos governos estaduais nas eleições de 2014.
Formato dos debates
Haverá dois convidados(as) por evento. Estes(as) receberão da curadoria um perguntário com algumas questões orientadoras para estimular sua reflexão. Terão 20 minutos para expor seus argumentos. Após a apresentação dos debatedores, cada um deles terá mais 5 minutos para comentar os pontos de vista do outro(a) debatedor(a). Por fim, será aberto para que a plateia e os internautas façam perguntas, durante 45 minutos, aproximadamente. Haverá transmissão simultânea e os vídeos do evento serão transformados em material didático e vídeos online, estes últimos divulgados nos sites dos parceiros.
Perguntário de orientação aos debatedores: desafios da gestão pública (15/09):
- Como promover a melhoria da qualidade dos serviços públicos e da ação governamental?
- A revisão do pacto federativo é realmente necessária? Por quê?
- Como promover arranjos institucionais mais colaborativos e flexíveis?
- Como fortalecer a capacidade institucional dos governos municipais?
- Como avançar na qualificação dos gastos e ampliação da transparência pública?
- Qual o caminho para a valorização e a estruturação das carreiras públicas?
Debatedores
Regina Pacheco. Doutora em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Université de Paris XII (1985). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1979). É professora do quadro permanente da FGV-EAESP desde 1990, onde atua desde 1988. É coordenadora da linha de pesquisa Transformações do Estado e Políticas Públicas (TEPP), na pós-graduação da FGV-EAESP. Foi Presidente da ENAP Escola Nacional de Administração Pública, entre 1995 e 2002. Foi Coordenadora Executiva do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC entre 1990 e 1992. Atualmente é Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas – MPGPP da FGV-EAESP.
Patrícia Audi. Secretária de Planejamento, Gestão e Controle, da Prefeitura Municipal de Niterói. Foi Superintendente do Plano RIO SEM MISÉRIA, pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Foi Diretora da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento e Diretora na Secretaria de Assuntos Estratégicos – Presidência da República e Secretária Adjunta na Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento. Coordenadora Nacional do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil pela Organização Internacional do Trabalho.
Serviço
Desafios da gestão pública no próximo governo
15 de Setembro – São Paulo/SP – 19h
Auditório da Ação Educativa – R. General Jardim, 660 – Vila Buarque