Programa Cinema no Parque é lançado com filme e debate sobre o problema do lixo

O projeto é resultado de uma parceria entre a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, a Rede Nossa São Paulo e as secretarias do Verde e Meio Ambiente e da Cultura.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Com a exibição do filme “Trashed – Para onde vai o nosso lixo?’’ e, na sequência, um debate sobre a questão na cidade de São Paulo, foi lançado na quarta-feira (4/6) o Programa Cinema no Parque.

Resultado de uma parceria entre as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente e da Cultura, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e a Rede Nossa São Paulo, o programa visa fomentar a discussão de políticas ambientais na capital paulista.

O primeiro filme exibido pelo projeto, no Cine Olido, é um documentário sobre o problema do lixo em diversas partes do mundo e como isso afeta o planeta e a saúde humana. Com roteiro e direção de Candida Brady, “Trashed – Para onde vai o nosso lixo?’’ tem a participação do ator Jeremy Irons.

Ao final do filme, os participantes debateram a questão dos resíduos sólidos e orgânicos na cidade de São Paulo.

O presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Silvano Silvério, aproveitou o evento para falar do Plano Municipal de Gestão de Resíduos, lançado recentemente. Ele também informou que nesta quinta-feira (5/6), Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura irá inaugurar a primeira central mecanizada de triagem de materiais recicláveis.

“Temos nos inspirado no que acontece em São Francisco”, argumentou Silvério, referindo à cidade americana mostrada no filme como exemplo do que pode ser feito para gerir melhor o lixo das grandes metrópoles. De acordo com o filme, 75% dos resíduos de São Francisco já são reciclados.

Em São Paulo, esse índice é de 1,8% e a meta da Prefeitura é chegar a 10% até 2016.

Outro ponto focado no filme, os incinerados, foi abordado pelo secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento. “Além das dioxinas que liberam, e que colocam em risco à saúde humana, os incineradores são economicamente inviáveis”, opinou ele, mostrando compartilhar a mesma visão crítica do documentário para com esse tipo de “solução” para o problema do lixo.

Mediado pelo coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi Pereira, o evento contou também com as participações do secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, e do diretor da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, Chico Guariba.

Coleta seletiva nas escolas e plano de educação ambiental

Durante o debate, uma das questões colocadas pelo público foi sobre a necessidade de se promover educação ambiental na cidade.

Para o secretário do Verde e Meio Ambiente, o Programa Cinema no Parque “é parte de algo maior, de educação ambiental, principalmente para as crianças”.

Nascimento, em seguida, anunciou que nas próximas semanas a Prefeitura irá implantar a coleta seletiva de materiais recicláveis em todas as escolas da rede pública municipal. “Faremos também compostagem [de lixo orgânico] nos parques, com ênfase na educação ambiental”, complementou.

O presidente Amlurb, por sua vez, antecipou que a administração municipal deverá lançar até o final de junho o Plano Municipal de Educação e Comunicação Ambiental.

Compartilhe este artigo