Alckmin descarta racionamento em SP em 2014

Por Heloisa Brenha

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou a implantação de racionamento de água em 2014. A informação foi dada durante entrevista coletiva de abertura da 18ª edição da Parada do Orgulho LGBT.

Segundo ele, não há possibilidade de decretar o racionamento ainda este ano. Em entrevista à Folha, o secretário Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Mauro Arce, também foi categórico em afirmar que não há risco de racionamento de água.

O secretário afirma que a utilização do "volume morto" (reserva de água profunda nas represas), prevista para começar no dia 15, e a contribuição da população com a economia de água serão suficientes para garantir o abastecimento até 2015.

O secretário diz que o nível do Cantareira subirá 18,5% quando o "volume morto" (reserva de água na zona mais funda das represas) começar a ser utilizado.

Até isso acontecer, a previsão de chuvas em São Paulo é quase zero. Segundo a Somar Meteorologia, deve chover apenas 1 milímetro até o próximo dia 12.

Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Num temporal forte na capital paulista, chove até 60 mm em uma hora.

Em queda

O nível do sistema Cantareira segue caindo e opera neste domingo (4) com 10,1% de sua capacidade total. Desde a última semana, o manancial opera abaixo de 11%, marca atingida pela primeira vez na história segundo a Sabesp.

O índice é considerado crítico. Um relatório recente da Organização Meteorológica Mundial, ligada à ONU, indica a chance de este inverno ser mais chuvoso no Sudeste brasileiro, mas especialistas veem a previsão com cautela, já que as precipitações mais fortes viriam apenas em agosto e setembro.

Até lá, o nível do sistema Cantareira pode chegar ao limite, com risco de desabastecimento para cerca de 8 milhões de moradores da Grande SP. 

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe este artigo