Futuro site de acompanhamento do Plano de Metas é tema de encontro entre Prefeitura e sociedade

Secretaria de Planejamento e Controladoria Geral do Município realizaram evento batizado de 2º Café Hacker do Planeja Sampa, onde o conceito do sistema foi apresentado.

 

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

 

A elaboração de um sistema digital para que a sociedade civil possa acompanhar o andamento dos 123 itens previstos no Programa de Metas da cidade de São Paulo foi tema de encontro entre representantes da Prefeitura e da sociedade civil.

 

No encontro, promovido pela Controladoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), foi apresentado o conceito da plataforma e os participantes puderam apresentar sugestões.

 

De acordo com o representante da Sempla no evento, Pedro Marin, a ideia que está sendo gestada prevê um sistema de fichas, sendo uma para cada meta, com todas as informações em tempo real. Serão disponibilizados também mapas para localização do que já existe e o que está planejado em cada subprefeitura da cidade.

 

Outra facilidade prevista é que as pessoas poderão se cadastrar e receber informações sempre que houver atualização do andamento das metas.

 

Em comparação ao sistema de acompanhamento das metas da gestão anterior – do prefeito Gilberto Kassab –, segundo Marin, haverá menor número de etapas. “Estamos pensando em quatro etapas entre o projeto e a conclusão da meta”.

Uma das propostas apresentadas pelos participantes do encontro é que a futura plataforma permita ao cidadão acompanhar as metas previstas por subprefeitura.

 

Quando o sistema está pronto e disponível à sociedade?

 

Durante o evento, ocorrido na quarta-feira (22/1) e batizado de 2º Café Hacker do Planeja Sampa, o representante da Secretaria de Planejamento reconheceu que administração municipal está atrasada na implantação da nova plataforma de acompanhamento do Plano de Metas. “Somos os primeiros a reconhecer que essa situação não é a ideal”, afirmou.

 

Marin, entretanto, argumentou que a demora se explica pelo fato de a atual administração ter optado por desenvolver o sistema com funcionários da própria administração, estimulando a participação da sociedade e utilizando software livre. “Embora o processo esteja atrasado, acreditamos que ao final haverá benefícios compensatórios”, justificou ele, citando um exemplo: “Isso possibilitará que o sistema esteja disponível para outras prefeituras que implantem o plano de metas”.

 

O encontro foi o segundo promovido pela atual gestão com organizações da sociedade civil e cidadãos sobre o desenvolvimento de ferramentas para o acompanhamento dos instrumentos de planejamento da cidade.

 

Sobre o prazo previsto para que o sistema de acompanhamento seja disponibilizado aos internautas, o representante da Sempla informou que a Prefeitura está trabalhando para que a plataforma esteja pronta no mês de março.

 

O prefeito Fernando Haddad, entretanto, afirmou em entrevista à Rádio CBN que o sistema estará pronto e disponível no próximo sábado (25/1), no aniversário da cidade de São Paulo. A declaração de Haddad foi dada no mesmo dia e horário em que ocorreu o 2º Café Hacker do Planeja Sampa.

Compartilhe este artigo