PCS realiza mesa de diálogo sobre cidades sustentáveis e as eleições de 2014

O Programa Cidades Sustentáveis e seus idealizadores – Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis e Instituto Ethos -, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizam em 24 de janeiro a Mesa de Diálogo "Cidades Sustentáveis e as eleições de 2014". O evento integra a programação do Fórum Social Temático (FST) – Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental, que será realizado em Porto Alegre, de 23 a 26 de janeiro.

 

Os presidentes dos partidos políticos foram convidados para se posicionarem em relação ao tema. Na oportunidade, os representantes dos partidos serão convidados também a assumirem compromissos com uma agenda de sustentabilidade para as eleições de 2014 e se posicionarem em relação à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Plano de Metas, que tramita na Câmara dos Deputados (histórico da PEC).

 

Partidos políticos confirmados até o momento: 
 
PSDB – Luiz Paulo Vellozo Lucas (ex-deputado federal, ex-prefeito de Vitória/ES e diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Teotônio Vilela);

PDT – Carlos Eduardo Vieira da Cunha (1º Vice-presidente do partido e deputado federal/RS);

PT – Olívio Dutra (ex-governador do Rio Grande do Sul e membro da Executiva Nacional);

DEM – Onyx Lorenzoni (deputado federal/RS);

PSOL – Edmilson Rodrigues (deputado estadual/PA e ex-prefeito de Belém);

PTB – Oscar Escher (superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – Metroplan);

PCdoB – Manuela D’Avila (deputada federal/RS e líder do partido na Câmara dos Deputados);

Rede Sustentabilidade – João Paulo Capobianco (membro da Comissão Nacional Provisória);

PMDB – Osmar Terra (deputado federal/RS);

PPS – Arnaldo Jordy (deputado federal/PA e membro da Executiva Nacional);

Solidariedade – Claudio Janta (vereador, presidente estadual do Solidariedade e membro da Executiva Nacional);

PSD – Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação da cidade de São Paulo.

 

O jornalista e âncora da rádio CBN Milton Jung mediará a Mesa de Diálogo que, em sua abertura, contará com as boas-vindas dos representantes das organizações realizadoras do encontro: Oded Grajew (coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo) e Jorge Abrahão (presidente do Instituto Ethos). Logo no início dos trabalhos, o jornalista e âncora do programa Cidades e Soluções da Globo News, André Trigueiro, fará uma explanação sobre o tema.

 

Durante o evento será lançado o "Guia de uso do sistema de indicadores para a construção de observatórios", elaborado pela equipe do Programa Cidades Sustentáveis, para auxiliar as prefeituras signatárias do programa. A proposta deste material é mostrar em uma linguagem objetiva e direta a importância dos indicadores para a administração municipal, assim como para a fiscalização e controle social das políticas públicas, além de servir de fonte de informação e conhecimento da realidade local. Com esse objetivo, este guia apresenta um passo a passo para a inclusão dos indicadores em um sistema de tecnologia que propicia a inserção de informações de dados abertos e de fácil acesso e, assim, abre a possibilidade para a criação e implantação de Observatórios Municipais. Também durante o encontro será lançado o Prêmio Cidades Sustentáveis.

 

Ainda durante o Fórum, serão realizadas duas oficinas de indicadores com os signatários do Programa e integrantes da Rede Social Brasileira, além de reunião do Colegiado da Rede. As vagas para as oficinas são limitadas. 

 

Participação

 

Informações sobre as duas oficinas podem ser obtidas com Zuleica pelo e-mail zuleica@isps.org.br e pelo telefone (11) 99457-6085.

 

Fórum Social Temático

 

O Fórum Social Temático é um evento que ocorre dentro dos processos de articulação e mobilização do Fórum Social Mundial (FSM). Tem caráter internacional e dedica-se a aprofundar o debate e reflexão sobre algumas lutas políticas e sociais de interesse das organizações e movimentos sociais. É um espaço para formulação de propostas, para troca de experiências, de convergências de todas as organizações e movimentos, aberto para o aprofundamento das reflexões e debates sobre novas formas de construção de um “Outro mundo possível”.

 

Serviço

Mesa de Diálogo "Cidades Sustentáveis e as eleições de 2014"
Dia: 24 de janeiro, das 14h às 18h
Local: Auditório Dante Baroni, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre)

Compartilhe este artigo