“Em corredor, velocidade de ônibus é o dobro da de carro”, Folha de S.Paulo

Parar de carro está cada vez mais fácil no corredor norte-sul em São Paulo.

Desde a inauguração da faixa exclusiva de ônibus, na última segunda-feira, os carros mais param do que andam na via composta pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís.

Na última semana, a reportagem percorreu todos os dias os 10,4 km da nova faixa e constatou que a velocidade média dos carros foi a mesma de um patinete elétrico para crianças: 11 km/h.

Enquanto isso, a velocidade média dos ônibus chegou a 24 km/h dentro das faixas exclusivas, mais que o dobro da dos carros.

De acordo com números da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), um ônibus que parte do centro até o aeroporto de Congonhas gasta, em média, 30 minutos. Um carro leva 56 minutos para vencer o mesmo trecho.

Carlos Augusto Linhares de Araújo, motorista da linha 509-M (Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel) diz não gostar de lembrar do "pesadelo" que era a 23 de Maio antes das faixas exclusivas.

"Era uma tortura entrar no corredor norte-sul. Agora a situação ficou bem melhor e o maior beneficiário é o passageiro", conta.

O enfermeiro Marcelo Rodrigues Damasceno, 36, aprovou a mudança. Ele vai todos os dias de ônibus do terminal Bandeira até a região do Jardim Capelinha. Antes da faixa exclusiva, demorava uma hora e meia no trajeto.

Agora, gasta meia hora a menos. "Melhorou bastante meu dia a dia", disse.

A faixa exclusiva também tornou a passagem de ambulâncias pelo corredor, que atende os principais hospitais da cidade, mais veloz.

Segundo o motorista de ambulância Valter dos Santos Leonardo, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a nova faixa otimizou o trajeto.

"Antes era preciso desviar dos carros, ônibus e motos na 23 de Maio. Agora temos um corredor único. A diferença pode salvar uma vida."

Por enquanto, quem não respeitar a exclusividade da faixa não será multado, mas a moleza está próxima do fim.

A CET ainda não definiu uma data, mas diz que as multas (de R$ 53,20 e três pontos na carteira) começam "quando todos os trechos exclusivos para os ônibus estiverem implantados e em operação".

NOVA FASE

Amanhã começa a funcionar o terceiro trecho de faixas exclusivas do corredor norte-sul, com 13 km, nas avenidas Washington Luís, Interlagos e do Jangadeiro, até a avenida Teotônio Vilela.

O horário de funcionamento será o mesmo dos outros trechos, das 6h às 22h. Ainda haverá outra ampliação da faixa até a av. Atlântica, ainda sem data.

Com o terceiro trecho, a gestão Fernando Haddad (PT) chega a 113 km de faixas implantadas. A meta é chegar a 220 km até o fim do ano

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