PNUMA anuncia apoio ao Programa Cidades Sustentáveis


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) acaba de anunciar seu apoio ao Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos.

No último dia 19 de outubro, o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, apresentou à atual coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, as suas expectativas em relação ao Programa Cidades Sustentáveis e o seu interesse em contar com o apoio do PNUMA.

O encontro entre eles resultou em um convite para a formação da parceria lançada nesta terça-feira (25), em Brasília, durante uma reunião entre o PNUMA e representantes de setores chaves da sociedade brasileira. Mauricio Broinizi, coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, participou como representante do Programa Cidades Sustentáveis.

A reunião contou com a participação de Achim Steiner, Subsecretário Geral das Nações Unidas e Diretor Executivo do PNUMA. O evento teve como objetivo conceber um panorama sobre as discussões da Rio+20 nos diversos segmento da sociedade brasileira. Espera-se, ainda, um amplo debate sobre os desafios e caminhos para a Economia Verde, no contexto da erradicação da pobreza e do desenvolvimento sustentável.

Sobre o Programa Cidades Sustentáveis

O objetivo do Programa Cidades Sustentáveis é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O Programa engloba a Plataforma Cidades Sustentáveis, desenvolvida ao longo de 2010 para constituir um banco de dados com práticas exemplares e políticas exitosas de sustentabilidade urbana. Agora, com foco nas próximas eleições, inova ao apresentar ferramentas importantes para o engajamento dos candidatos e o acompanhamento da sociedade civil. Entre as novidades estão os Indicadores de Sustentabilidade Urbana para os 12 eixos temáticos da Carta Compromisso, fundamentais como ferramentas de gestão para as prefeituras signatárias e, também, para o monitoramento da sociedade. São mais de 300 indicadores gerais (disponíveis na íntegra no site www.cidadessustentaveis.org.br) atrelados aos eixos da Plataforma, escolhidos em um processo de construção coletivo.

Compartilhe este artigo