Observatório Cidadão reúne 130 indicadores da cidade de São Paulo

 

O Movimento Nossa São Paulo apresenta um conjunto de 130 indicadores sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais sobre a cidade de São Paulo e cada uma de suas 31 subprefeituras, que serão acompanhados, avaliados e monitorados ao longo dos próximos anos. Os indicadores foram organizados por áreas temáticas, com suas definições e fontes. Os respectivos números, gráficos, séries históricas e outros dados estão disponíveis no Observatório Cidadão Nossa São Paulo, em www.nossasaopaulo.org.br.
O objetivo fundamental é avaliar, ano a ano, a qualidade de vida na cidade, as políticas sociais, a gestão pública municipal, entre outros, visando dotar as sociedades civil e política dos recursos necessários para gerar uma real influência nas metas das políticas públicas, de modo que a prioridade seja a construção de uma cidade justa e sustentável. O processo de construção e escolha dos indicadores envolveu centenas de pessoas, dezenas de organizações da sociedade civil, muitas empresas e vários técnicos e especialistas reunidos em 14 grupos de trabalho (GTs), por cerca de quatro meses, para oferecer à cidade este caminho.
Há também a consciência da complexidade da cidade de São Paulo, das dimensões gigantescas de quase todos os seus números, tanto dos positivos quanto dos negativos. Por isso a decisão pela segmentação, primeiramente a regional, estabelecendo indicadores por subprefeituras, onde as diferenças aparecem de forma gritante. Em segundo lugar, buscou-se considerar as diferenças de gênero, raça e geração, também referenciadas geograficamente.
O monitoramento do Orçamento Municipal também foi contemplado nos indicadores e é uma área em que a administração municipal precisa avançar muito no aprimoramento de seus dados, de sua transparência e de sua distribuição por subprefeituras. Outra área que passará a ser monitorada por meio de metodologia específica é a do poder legislativo da cidade. A Câmara Municipal é dotada de poderes determinantes sobre a administração municipal, suas prioridades orçamentárias e, conseqüentemente, sobre a qualidade de vida na cidade.

Compartilhe este artigo