Para leitores, o Rio perdeu seu charme por causa da violência

 

RIO – Um tom de tristeza e de nostalgia. Essa foi a tônica dos comentários de leitores que responderam à enquete do GLOBO ONLINE sobre qualidade de vida no Rio. De terça a quarta, mais de 400 internautas responderam à pergunta "Para você, a qualidade de vida está melhor ou pior do que há dez anos?" ( clique para dar sua opinião ). Para eles, a cidade perdeu muito do seu charme por conta da violência, citada em todos os comentários.

"Não há dúvida de que a qualidade de vida aqui está bem pior. Considero qualidade de vida o fato de poder sair de casa e voltar sem medo e sem riscos. Tenho pena do descaso com que as autoridades presentearam a nossa cidade maravilhosa", escreveu Claudia Neves.

Marize Campos disse se lembrar de um tempo em que a cidade era mais tranqüila: "Lembro com saudades de quando se podia andar livremente a qualquer hora". "Dez anos atrás a insegurança já existia, mas não a este ponto", relatou Denise da Cruz. Alguns adotaram a ironia para se expressar: "Para ficar ruim tem que melhorar muito", disse Roberto Costa.

Apesar de a violência ter sido o tema mais mencionado, o aumento da população de rua, o trânsito caótico, e a deficiência redes públicas de saúde e de educação foram apontados ainda como responsáveis pela piora na qualidade de vida. "A prioridade em qualquer governo que pense no povo deveria ser a educação e a saúde", escreveu Silvânia Guimarães.

Fonte: O Globo Online – 05/12/2007

Compartilhe este artigo