Encontro discute agenda política para educação em São Paulo

 

Encontro discute agenda política para educação em São Paulo. O primeiro Encontro Educação por uma Outra São Paulo reuniu 800 pessoas que discutiram 14 grandes temas da educação. Indicadores devem ser apresentados em janeiro.

Cerca de 800 pessoas estiveram reunidas no último dia 30 de outubro no Parque do Anhembi, em São Paulo, no primeiro Encontro Educação para uma Outra São Paulo. O evento teve como objetivo mobilizar profissionais da educação, organizações, movimentos, sindicatos e poder público para discutir diretrizes para uma educação de qualidade na cidade e adensar o plano de ação do Grupo de Trabalho do Movimento Nossa São Paulo, Outra Cidade, responsável pela organização do encontro.

"É preciso valorizar o profissional da educação, melhorar a qualidade do ensino, comprometer a educação com uma maior consciência de direitos e deveres e fazer com que ela seja uma educação ao longo de toda vida", resumiu Sergio Haddad, coordenador geral da Ação Educativa, em sua fala na conferência de abertura do encontro. E acrescentou: "Sem luta e controle da sociedade e sem sua presença por uma escola pública de qualidade e para todos, é mais difícil arrancar a educação com que sonhamos do poder público". Oded Grajew, um dos idealizadores do Movimento Nossa São Paulo, afirmou que o objetivo do movimento é "criar indicadores, acompanhá-los e promover seu acompanhamento pela sociedade, e promover a educação cidadã e mobilizações em torno dos temas centrais para a educação da cidade". E enfatizou que "a cidade de São Paulo deve ser exemplo a ser adaptado e replicado em outras cidades do Brasil e do mundo".

Maria Alice Setúbal, do Cenpec, falou em nome das organizações do Grupo de Trabalho de Educação do movimento. Disse que o trabalho de construção do encontro foi bonito e de cooperação e ressaltou: "Estávamos todos ali reunidos para aprofundar o diagnóstico feito pelas organizações e dar o pontapé inicial no sonho de uma coalizão pela educação na cidade de São Paulo para acompanhar de forma responsável os indicadores, elencar prioridades e buscar juntos uma educação de qualidade para a cidade".

Reforçando o espírito de articulação de diversos atores do campo da educação, Claudio Fonseca, presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo, falou da importância de um espaço tão plural com diferente esferas de poder e representações numa mesma iniciativa e ressaltou que "a defesa de uma educação de qualidade e para todos não pode mudar de caráter quando se muda de posição na política". Para Fonseca, é preciso "transformar nossos consensos em realidade para mudar a educação e a cidade".

Depois de uma mesa de abertura em que fizeram saudações à platéia a ex-deputada federal e representante regional do Ministério da Educação, Iara Bernardi, a sub-secretária de educação do estado de São Paulo, Iara Prado, e o secretário de educação do município, Alexandre Schneider, os participantes do encontro se dividiram para assistir às exposições de especialistas e pesquisadores nos cinco painéis temáticos. Foram tratados assuntos como a valorização dos profissionais da educação, regime de colaboração, educação integral, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, ensino superior, educação especial, educação de jovens e adultos, igualdade racial na educação, financiamento da educação, gestão democrática e Plano Municipal de Educação.

Em seguida, cada tema deu origem a um grupo de trabalho, que discutiu as propostas trazidas pelos painelistas e elencou prioridades para o plano de ação do Movimento Nossa São Paulo no campo da educação. As propostas do I Encontro Educação por uma Outra São Paulo devem em breve estar reunidas no site no movimento em www.nossasaopaulo.org.br

Fonte: Departamento de Comunicação da Ação Educativa

Compartilhe este artigo