A cidade como ator principal

 

A capital gaúcha sediará, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, no Centro de Eventos da PUCRS, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades – Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas do século 21. O encontro reunirá mais de 500 intelectuais e personalidades de 30 países, que, em diferentes áreas, versarão sobre os inúmeros aspectos do desenvolvimento das cidades e apresentarão experiências que conjugam democracia e inclusão social.

Baseado em quatro eixos principais: Direito à Cidade: políticas locais sobre Direito e responsabilidade dos cidadãos; Governança e Democracia em Cidades: experiências inovadoras de gestão e participação democrática; Desenvolvimento Local em Cidades: processos de investimento em capital social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos; Sustentabilidade e Cidade-Rede: a emergência das redes sociais e a cidade sustentável do futuro, o evento prevê mais de 280 atividades, ultrapassando 400 horas de debates, em quatro dias. A expectativa é que mais de 3.500 pessoas participem das discussões.

Promovida pela prefeituras de Porto Alegre e de Roma, Ministério das Cidades – Governo Federal, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades mobiliza mais de 30 instituições nacionais e internacionais que apóiam o evento, entre elas, as três principais agências da Organização das Nações Unidas – UNESCO, UN-HABITAT e UNDESA – Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cidades e Governos Locais Unidos, Federação Latino-Americana de Cidades, Copesul e Gerdau.

O evento é voltado para gestores públicos, empresários, acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e sociais, promotores governamentais e cidadãos engajados, e norteado por 40 questões-chaves criadas por um Comitê Científico formado lideranças de diferentes segmentos.
Uma programação intensa garante atividades das 9h da manhã, quando se realiza a Mesa de Abertura, em que especialistas apresentam seus estudos sobre o tema do dia, até às 21h, quando encerra a Conferência da Noite, em que os convidados respondem às questões formuladas pelo Comitê Científico. Ao longo do dia, oficinas, painéis, minicursos e call papers garantem a diversidade de olhares que buscam desvendar os caminhos e os desafios do Local em um novo projeto social Global.
Inscrições

As inscrições podem ser feitas através do site www.cdmc2008.com.br. Informações também podem ser obtidas na Secretaria Geral da Conferência, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3289.3840/3289.3841/3289.1627

Fonte: http://www.cmdc2008.com.br

Compartilhe este artigo