Rede Nossa São Paulo e campanha Um novo Congresso participam do Dia pela Democracia

Evento em defesa da democracia no Brasil ocorre domingo (22/4), a partir das 10 horas, na Avenida Paulista  

Preocupadas com os sinais de intolerância e e autoritarismo, que ameaçam a existência de uma sociedade plural e as regras democráticas do pais, dezenas de organizações da sociedade civil promovem no próximo domingo (22/4) o "Dia pela Democracia: Juntos em defesa de nosso espaço comum".

O evento acontece a partir das 10 horas da manhã, na Paulista Aberta (Av. Paulista).

A Rede Nossa São Paulo e a campanha Um novo Congresso participam da atividade em defesa da democracia. 

Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/548467395553202/permalink/550762995323642/

Ambas as organizações também assinam o "Pacto pela Democracia", uma plataforma conjunta em defesa da construção democrática no Brasil que será lançada no evento. 

Leia também: Grupos de renovação política e organizações promovem ação pela democracia neste domingo

Confira a íntegra do manifesto do "Pacto pela Democracia": 

PACTO PELA DEMOCRACIA

O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Poucas vezes as instituições estiveram tão desgastadas para lidar com conflitos e produzir mudanças. A soma dessas três dimensões envenena crescentemente a arena coletiva, colocando em risco a nossa capacidade de trabalhar pelas soluções que o país tanto precisa. 

Para além das nossas diferenças, compartilhamos o desafio de conter esse processo. Recuperar o horizonte comum de uma sociedade livre, dinâmica e solidária, com igualdade de direitos, liberdades e oportunidades para todos, onde seja reconhecido o valor e força da nossa diversidade e pluralidade, e superadas por inteiro todas as formas de discriminação, violência e autoritarismo.

Para avançar como uma sociedade plural precisamos reafirmar nosso compromisso com as regras democráticas, com os valores e fundamentos expressos na Constituição Federal, conquistados pela ação conjunta de tantas pessoas que vieram antes de nós. 

Reafirmar o diálogo, a tolerância e o embate virtuoso de ideias no debate público, ao lado da integridade, do pluralismo e do repúdio pleno à discriminação e violência na ação política. 

Defender sobre esses marcos as instituições e práticas democráticas e produzir eleições limpas, diversas e com ampla participação em outubro, capazes de efetivamente representar a cidadania e devolver as bases de confiança e legitimidade ao ambiente político. 

Assumir e impulsionar o compromisso com a realização de uma ampla reforma política após as eleições, voltada a aprofundar a democracia, enfrentando as raízes da erosão e degradação em curso e abrindo o caminho para sair da crise melhores do que antes, no rumo reafirmado da ética, da justiça e do desenvolvimento compartilhados. 

Esta é, certamente, uma tarefa de todos. Cada um e cada uma, cada cidadão, grupo, organização e voz entre nós pode contribuir nessa construção. Ela, por sua vez, depende hoje mais do que nunca de nossa ação. O Pacto pela Democracia é um chamado a todos na sociedade brasileira identificados com isso, para a expressão conjunta do nosso compromisso com a defesa da construção democrática entre nós, refazendo as vias para o país que precisamos.  
 

Compartilhe este artigo