Projetos preveem eficiência energética e mais iluminação em SP

Por portal da Câmara Municipal de São Paulo

O horário de verão, que terminou a zero hora do dia 16 de fevereiro, resultou em uma economia de R$ 405 milhões, segundo relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No horário de pico, o Estado de São Paulo foi responsável por 40% (ou 1.027 megawatts) da economia de energia durante os mais de 100 dias de mudança de horário. Mas existe a necessidade de promover ações para continuar economizando energia elétrica.

Pensando na otimização de outros recursos, que viabilizem a economia de energia, vereadores da Câmara Municipal de São Paulo apresentaram projetos de lei que buscam trazer novas soluções.

O Projeto de Lei 410/2011, do vereador Aurélio Nomura (PSDB), sugere que os novos sistemas de iluminação pública em avenidas e logradouros sejam dotados de tecnologias de eficiência energética.

Já o vereador Paulo Frange (PTB) é autor do PL 317/2001 que torna obrigatória a instalação de aquecedores solares ou gás natural em conjuntos habitacionais, habitações populares, hospitais, escolas e creches municipais. Projetos similares são realizados na Alemanha. Na cidade de Friburgo, por exemplo, o bairro de Schlierberg é uma espécie de "bairro solar". O local produz quatro vezes mais energia do que consome, pois todas as casas e estabelecimentos privados e públicos são dotados de placas de captação.

O vereador Dalton Silvano (PV) defende o PL 635/2009, que também remete a utilização de energia solar em edificações municipais.

Todos esses projetos estão em fase de tramitação na Câmara.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.
 

 

Compartilhe este artigo