Crianças e adolescentes estão descontentes com preservação de rios, lagos e represas

Três de cada quatro entrevistados atribuíram notas de 1 a 5 – em uma escala de 1 a 10 – para o tema, que integra a pesquisa IRBEM Criança e Adolescente.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Os resultados da pesquisa IRBEM Criança e Adolescente, divulgados nesta quinta-feira (23/7) pela Rede Nossa São Paulo, revelam que mesmo este segmento mais jovem da população paulistana está descontente com a preservação, ou melhor, com a falta de preservação dos rios, lagos e represas da cidade.

Das 805 crianças e adolescentes entrevistados no levantamento, 74% (ou três em cada quatro pesquisados) atribuíram notas abaixo de 5 para o tema – em uma escala de 1 a 10.

A pesquisa de percepção, que pela primeira vez ouviu o que segmento pensa sobre diversas questões relacionadas à qualidade de vida na capital paulista, é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo, em parceria com o IBOPE Inteligência – que realizou o levantamento.  O IRBEM Criança e Adolescente conta com o apoio do Instituto Alana e do Instituto C&A.

Além de revelar a preocupação ambiental dos entrevistados, a pesquisa mostra também a forte sensação de inseguranças das crianças e adolescentes que vivem na cidade. Podendo citar até três respostas: 61% dos pesquisados disseram ter medo de "assalto/roubo"; 56%, de "violência em geral"; e 33%, de "tráfico de drogas".

O estudo aponta para alguns aspectos que revelam as consequências da desigualdade social. Entre as crianças e jovens de menor renda familiar, 21% afirmaram não usar a Internet. Enquanto no universo total de entrevistados, o índice é de 9%.

Em relação às instituições, a pesquisa revelou que as “igrejas” e o “corpo de bombeiros” são as mais bem avaliadas pelo segmento (ambas com 86% de ótimo e bom). O "Poder Judiciário" é a instituição menos conhecida (50% a conhecem) e a "Câmara dos Vereadores" a mais mal avaliada, com 26% de ótimo e bom.

Apesar de atribuir nota abaixo de 5 para alguns dos temas pesquisados, a maioria das crianças e adolescentes tem uma avaliação positiva quando questionada sobre a qualidade de vida em São Paulo. Em uma escala de 1 a 10, em que 1 significa totalmente insatisfeitos e 10 totalmente satisfeitos, a pesquisa registrou média de 7,1.

Sobre a pesquisa IRBEM Criança e Adolescente

Desde 2010, a Rede Nossa São Paulo tem divulgado anualmente o IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), com dados atualizados de percepção dos paulistanos sobre a qualidade de vida na cidade. Nesta pesquisa, porém, pela primeira vez foram entrevistadas apenas crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos. As perguntas da pesquisa abordam temas do cotidiano do segmento, como escola e amigos, até conhecimento e avaliação das instituições, como Prefeitura e Câmara Municipal.

A pesquisa é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo em parceria com o IBOPE Inteligência, responsável pelo levantamento, e apoio do Instituto Alana e do Instituto C&A.

As 805 entrevistas foram realizadas entre 13 e 30 de junho de 2015, em todas as regiões da cidade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Confira aqui todos os resultados da pesquisa

Repercussão na Mídia

Pesquisa revela como crianças e adolescentes de 10 e 17 anos enxergam a cidade

Violência é a principal preocupação de crianças e adolescentes, diz pesquisa

Jornal da Cultura Primeira Edição | 23/07/2015 (primeiro destaque e matéria ao vivo a partir do 3º minuto)

Metade das crianças e adolescentes de SP diz que mudaria de cidade

Violência em SP assusta 56% das crianças e adolescentes, diz pesquisa

Metade dos jovens de São Paulo gostaria de viver em outra cidade

Pesquisa revela que 20% das crianças e adolescentes paulistanos têm medo da polícia

Violência assusta 56% das crianças e adolescentes paulistanos

Violência na capital paulista assusta mais da metade das crianças e adolescentes

Metade dos jovens de São Paulo gostaria de viver em outra cidade

São Paulo é insegura para 67% de crianças e adolescentes, mostra pesquisa

Pesquisa revela percepção de crianças e adolescentes sobre qualidade de vida em SP

Esperamos que crianças e adolescentes sejam cidadãos mais ativos

Pesquisa mostra que jovens de SP estão mais preocupados com o meio ambiente do que têm medo de assalto

Pesquisa com crianças e adolescentes de SP mostra como eles percebem a realidade

Pesquisa revela a percepção de crianças e adolescentes sobre qualidade de vida em SP

Pesquisa mostra como as crianças da capital se sentem em relação à segurança

61% dos jovens tem medo de assalto e roubo em SP

São Paulo é insegura para 67% de crianças e adolescentes

 

Compartilhe este artigo