Candidatos receberão carta-compromisso e agenda para o desenvolvimento sustentável

Carta-compromisso do Programa Cidades e Agenda Brasil Sustentável serão entregues aos candidatos ao governo estadual, durante lançamento da Pesquisa de Mobilidade Urbana, nesta quinta (18/9).

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Nesta quinta-feira (18/9), durante o lançamento da Pesquisa de Mobilidade Urbana, os candidatos ao governo estadual presentes (ou seus representantes) receberão a Carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Agenda Brasil Sustentável.

Convidados pela Rede Nossa São Paulo, promotora do evento, até o momento confirmaram presença os candidatos Alexandre Padilha, do PT, Gilberto Natalini, do PV, e Gilberto Maringoni, do PSol. O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, representará a candidatura de Geraldo Alckmin, do PSDB.

A presença do prefeito Fernando Haddad também está sendo aguardada no encontro.

Os candidatos participantes e seus representantes comentarão os resultados da Pequisa de Mobilidade Urbana e receberão propostas do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo.

Além disso, a ideia da organização é que os postulantes ao Palácio Bandeirantes assinem a Carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis e, assim, se comprometam publicamente com as propostas contidas no documento.

Entre os compromissos a serem propostos aos candidatos estão elaborar um programa de metas para a gestão estadual e mobilizar a bancada de seu partido no Congresso Nacional para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição, que institui a obrigatoriedade de elaboração de planos de metas para todos os prefeitos, governadores e presidentes da República.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

Confira aqui a íntegra da carta-compromisso do PCS que será entregue aos candidatos.

Em janeiro deste ano, dozes dos principais partidos políticos firmaram compromisso com o programa para eleições estaduais de 2014.

O ato de formalização do compromisso dos partidos ocorreu durante a mesa de diálogo “Cidades Sustentáveis e Eleições 2014”, que fez parte da programação do Fórum Social Temático 2014, realizado em Porto Alegre (RS).

Agenda Brasil Sustentável

Os concorrentes ao governo paulista também receberão a Agenda Brasil Sustentável, uma plataforma que reúne princípios e propostas concretas e que tem por objetivo o comprometimento dos candidatos com o desenvolvimento sustentável do país.

O documento visa também articular as políticas públicas nacionais com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Agenda Brasil Sustentável é resultado do trabalho conjunto de diversas organizações, entre as quais: Fundación Avina, Rede Nossa São Paulo, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Greenpeace, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e Agenda Pública.

Serviço:
Evento: Lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana/Semana da Mobilidade 2014
Data: Dia 18 de setembro, quinta-feira
Horário: das 9h30 às 13h
Local: Teatro Anchieta do SESC Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245
Inscrições:  http://migre.me/l537Q
Importante: vagas sujeitas à lotação do teatro

Compartilhe este artigo