Cadeirante cobra Doria e afirma que prefeito ‘finge’ acessibilidade em SP

FOLHA DE S. PAULO

Uma cadeirante cobrou o prefeito João Doria (PSDB) durante a entrega das obras de revitalização do viaduto Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (21). Segundo ela, São Paulo não oferece condições de acessibilidade a pessoas com deficiência física e o prefeito 'fingiria' o contrário.

As imagens do episódio foram veiculadas pelo "SP 1", da Rede Globo.

Ao cumprimentar Elizabete Nascimento, Doria perguntou se estava tudo bem, e ela deu a seguinte resposta: "Não. Sabe por quê? Porque é linda a escada, maravilhosa, só não tem acessibilidade para o cadeirante. É muito bom o senhor sentar numa cadeira de rodas num lugar que é plano e fingir que tem acessibilidade, mas aqui não tem. Para chegar aqui foi muito complicado, eu quase fui atropelada", disse a mulher.

Em fevereiro deste ano, o prefeito percorreu cem metros em uma cadeira de rodas para testar a acessibilidade de uma calçada durante um mutirão na zona norte.

Em nota, a prefeitura informou que o viaduto foi reformado por meio de doação e que toda a via é tombada, inclusive a escadaria. Além disso, afirmou que tem "compromisso com a acessibilidade" e que e que uma das medidas nesse sentido é o projeto de requalificação de calçadões do centro, anunciado para o ano que vem. 

"Os pisos deverão ser feitos em placas de concreto, a fim de evitar ondulações e buracos. A previsão é que as obras aconteçam em três etapas e ocorram em parceria com a iniciativa privada."

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

 

Compartilhe este artigo