Pesquisa sobre relações raciais será lançada no dia 19 de novembro

Evento virtual terá transmissão ao vivo

No dia 19 de novembro, às 10h, será lançada a pesquisa “Viver em São Paulo: Relações Raciais”. Realizado pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope Inteligência, o levantamento será apresentado em evento virtual com transmissão pelo Facebook e pelo YouTube.

Quais medidas ajudam a combater o racismo na cidade, a percepção acerca do impacto dos protestos ocorridos em diferentes lugares do mundo e qual o papel das pessoas brancas no combate ao racismo são algumas das questões abordadas na pesquisa.

Participações confirmadas:

Aline Nascimento – analista sênior de Ações Afirmativas e Treinamento em Empresas do Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR); coordenadora da área de Empregabilidade. É historiadora e mestra em Relações Étnico-Raciais na área de políticas públicas pelo CEFET/RJ. É também pesquisadora na área de Patrimônio Cultural, Memória Negra, Raça, Letramentos de Reexistência, Políticas Públicas e Baixada Fluminense. Coautora dos livros “Nas sombras da diáspora: patrimônio e cultura afro-brasileira na Baixada Fluminense” (2013/INEPAC/RJ) e “ACHADOUROS: 400 anos de devoção da 1612-2012” (2012/CRPH-DC). Membro da Associação de Professores-Pesquisadores de História da Baixada Fluminense. Professora-Monitora do curso de extensão “Ser Diferente, Ser Igual: bullying e violência, preconceito e discriminação”, da UFRJ/2018.

José Adão de Oliveira – 65 anos, é graduado em Gastronomia, pelo Centro Universitario SENAC, e Especialização em Migrações Africanas, pela UFABC. Atua em projetos de Educação para as Relações Etnorraciais, Empoderamento Familiar, ações ODS/Agenda 2030 e politicas de Governo Aberto/OGP na Cidade de São Paulo. É cofundador do Movimento Negro Unificado –MNU, do qual é representante no Fórum Municipal de Educação de São Paulo, da Associação PIDS- Projetos Integrados de Desenvolvimento Sustentável e membro do GT Educação/RNSP.

Saiba mais

Confira a edição de 2019 da pesquisa “Viver em São Paulo: Relações Raciais”

Compartilhe este artigo