74% da população paulistana avalia negativamente a atuação da administração municipal no combate às enchentes

A pesquisa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente” apresenta dados sobre percepção e hábitos da população paulistana em relação ao tema na cidade. O estudo conta com questões relacionadas às praças, parques, combate às enchentes e reciclagem de lixo.

Segundo a pesquisa, 74% avaliam de maneira negativa a atuação da Prefeitura no combate às enchentes, enquanto 18% dizem que a atuação é regular. Apenas 7% afirma ser boa ou ótima. Neste item, os segmentos que avaliam a atuação da Prefeitura de maneira negativa é a população preta e parda, com Ensino Fundamental e da classe C.

Em relação à manutenção e preservação das praças da cidade, 53% da população paulistana avalia como ruim ou péssima, enquanto 35% afirmam ser regular e apenas 11% ótima ou boa.

Já sobre a concessão de parques municipais para iniciativa privada, 60% das pessoas entrevistadas disseram ser a favor, enquanto 31% afirmaram ser contra e 10% não soube ou não quis opinar.

Os grupos que se destacam no apoio à concessão dos parques são o de adultos de 45 a 54 anos, e o segmento da população com escolaridade até o Ensino Fundamental. Já o grupo contrário que se destaca é caracterizado pelos jovens de 16 a 24 anos.

Outra questão abordada na pesquisa foi a reciclagem de lixo. A maioria das pessoas entrevistadas, 61%, afirma separar o lixo reciclável em casa, enquanto 38% dizem não separar. Na parcela de entrevistadas e entrevistados que separam, 37% afirmam fazer por meio dos caminhões da Prefeitura, 31% pelos catadores, 16% levam a algum ponto de coleta e 8% para alguma associação ou cooperativa.

 

Veja também:

Apresentação da pesquisa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente”
Pesquisa completa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente”
Análise da pesquisa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente”

Compartilhe este artigo