Contribua com sugestões para a Licitação de Ônibus

Idec e outras organizações, dentre elas a Rede Nossa São Paulo, encabeçam campanha para promover a participação na Licitação dos Ônibus da cidade de São Paulo. Confira como participar e colaborar para a construção coletiva de uma cidade mais saudável!

Da Rede Nossa São Paulo, com informações do IDEC

Você tem direito a um transporte público seguro, acessível e de qualidade. Porém, na maioria das vezes isso não acontece, não é mesmo? E se falassem que você pode opinar e ajudar a definir as regras para os ônibus da sua cidade? Isso acontece durante a licitação, o momento em que as empresas que prestarão o serviço de transporte público são contratadas e quando são definidos os critérios de qualidade e o modelo de remuneração das empresas, por exemplo. 

Quando o processo de licitação está aberto, a população deve ser escutada! E isso está acontecendo agora na cidade de São Paulo (SP).

Como contribuir?

Para enviar sugestões, opiniões ou críticas é necessário enviar uma planilha de excel à Comissão Especial de Licitação até dia 05/03/2018. O Idec já deixou esse documento pronto para você enviar e, se quiser, inserir sua opinião. Abaixo você encontra o passo-a-passo:

1. Baixe aqui o documento.

2. Preencha com seus dados e, caso queira, adicione mais críticas ou ideias suas.

3. Envie o documento para o endereço smtcel@prefeitura.sp.gov.br.

4. Pronto! Você contribuiu para a melhoria do transporte na sua cidade! Agora sua contribuição será avaliada pela comissão.

O QUE É A LICITAÇÃO E COMO ELA IMPACTA A SUA VIDA?

A licitação de ônibus é um dos procedimentos que os governos realizam para selecionar e contratar as empresas que irão operar o serviço nas cidades.

O transporte coletivo é um serviço de interesse público, então, caso o governo queira concedê-lo a uma empresa privada, ele deve abrir um processo de licitação. Na licitação, o governo define as regras e os quesitos para selecionar as empresas. A partir disso, as empresas enviam propostas para concorrer ao contrato.

No edital da licitação e no contrato firmado com as empresas estão definidas as regras do sistema de ônibus, como os trajetos e a frequência das linhas, os modelos e características dos veículos, a forma de atendimento ao usuário, canais de reclamações e a forma de fiscalização das empresas. Assim, esta etapa define os critérios de qualidade dos ônibus da cidade pelo tempo que durar o contrato.

Até alguns aspectos que, aparentemente, não têm relação direta com o dia a dia do usuário, como a remuneração das empresas, impactam a qualidade do serviço. Por exemplo: os sistemas que remuneram as empresas pelo número de passageiros transportados tendem a “estimular” que elas coloquem menos ônibus para rodar, pois lucram com ônibus mais lotados. Já sistemas que remuneram baseados na qualidade e no custo de operação tendem a forçar que os empresários cumpram os critérios de qualidade, o que no final é bom para o usuário.

Confira o histórico e outras informações importantes em: https://idec.org.br/onibusnalinha

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