Mercado de Santo Amaro será reconstruído por meio de concessão

Espaço atingido por incêndio deve ser incluído em novo projeto de desestatização da gestão João Doria (PSDB)

Priscila Mengue, O Estado de S.Paulo

O prefeito de São Paulo, João Doria  (PSDB), declarou nesta terça-feira, 10, que a reconstrução do Mercado Municipal de Santo Amaro deverá ser realizada pela empresa que ganhar a concessão do espaço. Segundo ele, a Prefeitura planeja enviar um novo projeto de concessão para a Câmara Municipal de São Paulo, após o local ter sido retirado do pacote de desestatização aprovado em uma versão mais "enxuta" em 21 de setembro.

O projeto da nova obra está sendo feito por um escritório de arquitetura e deve ser entregue até dezembro. "Vai preservar as características físicas do mercado antigo e terá uma estrutura mais moderna, mais eficiente, com ar condicionado, com mais espaço e conforto", afirma Doria.

Doria defendeu que a concessão é necessária para trazer "mais velocidade". "É uma forma de agilizar o processo porque o investimento não é pequeno, e é melhor que isso seja feito já, dentro da modelagem, com investimento privado."

Segundo o prefeito, ainda é "precipitado estabelecer um novo prazo". Ele garante, contudo, não haver o "menor risco" de o projeto não ser aprovado no Legislativo. "A Câmara vai aprovar. Aprovou o Mercadão (Mercado Municipal de São Paulo), por que não aprovaria esse?", declara.

Doria ainda reiterou que os atuais 27 permissionários (um deles com dois boxes) permanecerão no novo projeto. "Mesmo que tenhamos mais permissionários, novos, todos que estão irão permanecer", garante.

Atingido por um incêndio em 25 de setembro, o Mercado de Santo Amaro foi reaberto em um espaço provisório nesta terça-feira, 10. Uma tenda doada pela iniciativa privada foi colocada no estacionamento do local, que ganhou contêineres para lojas e banheiros.

Os quatro boxes de restaurantes deverão ser reabertos em uma estrutura semelhante até o dia 15 de novembro, segundo Doria. "O mais importante é operar, garantir emprego, trabalho, e também o acesso das pessoas que moram em Santo Amaro."

Serviço:
Endereço: Rua Padre José de Anchieta, 953 – Santo Amaro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e domingos, das 8h às 17h

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo.
 

Compartilhe este artigo