Em nova troca no alto escalão, Doria demite secretário do Verde

ARTUR RODRIGUES E EDUARDO GERAQUE – FOLHA DE S. PAULO

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), demitiu o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini (PV), que deve voltar à Câmara Municipal. Ele deve deixar o cargo na próxima terça-feira (22).

Entre os fatores que teriam pesado para que Doria pedisse o cargo estão um possível acerto político com o PR, questões administrativas e a pressão do setor da construção civil.

Ainda não foi definido quem vai substituir Natalini. Já foram cotados o ex-ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues (PR), que deve concorrer a deputado federal, e o vereador Toninho Paiva, também do PR.

Outro partido que deve ser acomodado na gestão Doria é o PSB, que perdeu um secretário com a saída de Eliseu Gabriel (Trabalho e Empreendedorismo).

Uma das polêmicas de seu período à frente da secretaria ocorreu durante a instalação dos chamados "muros verdes" na avenida 23 de Maio em substituição aos grafites nas paredes da via, na zona sul.

Doria afirmou que o corredor era um grande exemplo, mas o então secretário declarou que a parede verde não poderia substituir árvores, tese defendida por especialistas no tema. Na visão do prefeito, não há impedimentos para se usar corredores verdes como compensação ambiental, mas a prática não deve ser adotada como regra.

Outro descontentamento da gestão seria a demora para que a pasta do Verde realizasse uma licitação para a manutenção dos parques da cidade.

A gestão de Natalini, que é conhecido como ambientalista, teria ainda dificultado a liberação de obras que agridem o ambiente. Ele denunciou à CGM (Controladoria Geral do Município) irregularidades dentro da pasta na obtenção de licenças.

Recentemente, lançou um projeto de integridade para diminuir vulnerabilidades na secretaria, numa parceria com a então controladora-geral Laura Mendes Amando de Barros, que também foi demitida nesta semana. O prefeito teria se comprometido em manter o programa.

Sob Doria, Natalini também atuou no acordo com as construtoras Setin e Cyrela para conseguir avançar na instalação do parque Augusta, na recuperação dos parques municipais, degradados, e contra invasões nas margens de represas.

TROCAS

Além de Natalini, o primeiro escalão de Doria teve outras três baixas neste ano. Já deixaram a gestão Eliseu Gabriel (Trabalho e Empreendedorismo), do PSB, Soninha Francine (Assistência Social), PPS, e a tucana Patrícia Bezerra (Direito Humanos).

Com a volta de Natalini à Câmara Municipal, o seu suplente, Abou Anni, deixa a Casa. A representação do PV como base de Doria no Legislativo é baixa: além de Natalini, o único membro do partido que ocupa uma cadeira é Reginaldo Trípoli.

Nesta semana, houve trocas também nas prefeituras regionais. Os titulares da Penha, Jurandir Junqueira Junior, e da Vila Prudente, Jorge Farid Boulos Bou Chebl, ambas na zona leste, foram exonerados.

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

 

Compartilhe este artigo