BNDES interrompe financiamento para a compra de 35 trens da CPTM

Por Folha de S. Paulo

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) suspendeu um financiamento que havia sido concedido para o governo paulista comprar 35 novos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A informação foi divulgada pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a retirada do financiamento aconteceu porque a CAF do Brasil, vencedora da licitação, não conseguiu cumprir o índice de nacionalização de 60% em peso dos veículos, exigido pelo banco para liberar o recurso.

"De acordo com a fabricante, parte dos fornecedores de componentes e de peças de trens sediados no país descontinuaram suas produções, obrigando a empresa a importar mais componentes para que a produção dos trens não fosse interrompida", afirmou a pasta, em nota.

O financiamento de R$ 982 milhões foi concedido em 2014 para a compra de 35 trens. Desses, apenas 12 foram entregues, sendo que sete estão em funcionamento nas linhas 7-rubi e 11-coral e os demais estão ainda em fase de testes. Os 23 trens restantes continuam em produção e deverão ser entregues em 2017, agora com recursos do próprio governo do Estado.

O ideia do governo paulista é concluir a compra dos demais trens com recursos que estavam reservados para as obras da rodovia dos Tamoios. Essa por sua vez receberia os recursos do BNDES antes previstos para a CPTM. Para fazer esse remanejamento o governo encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa.

Uma pesquisa do transporte metroferroviário de passageiros, divulgada nesta segunda (12), mostra que a rede de metrôs, trens urbanos e VLTs no Brasil cresceu apenas 7% entre 2012 e 2015, enquanto os passageiros cresceram 38% no mesmo período, o que corresponde a 170 milhões de novos usuários.

Com informações da Agência Brasil

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.
 

Compartilhe este artigo