Doria diz que toda a Virada Cultural será no Autódromo de Interlagos

GIBA BERGAMIM JR. – FOLHA DE S. PAULO

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou, nesta segunda-feira (5), que a Virada Cultural será toda transferida para o Autódromo de Interlagos, na zona sul. Transporte e a programação de 24 horas serão mantidos, segundo ele.

Atualmente, a maior parte dos shows e outras atividades da virada ocorria na região central, com alguns eventos em regiões em outros bairros. Ocupar essas áreas era um dos objetivos da proposta original, iniciada na gestão do também tucano José Serra (2004-2006).

Questionado se a mudança não descaracteriza objetivos do evento, como trazer os paulistanos para pontos turísticos e promover a convivência entre moradores de todos os bairros, Doria disse não acreditar que isso signifique perda para a cidade.

"O convívio as pessoas podem ter naturalmente, todos os dias. Não é preciso esperar a Virada Cultural para conviver com o centro da cidade e com os equipamentos culturais que o centro disponibiliza", disse

Problemas de segurança e limpeza nas últimas edições da virada pesaram para a mudança, segundo o prefeito eleito. Para Doria, o Autódromo de Interlagos tem mais "segurança, acessibilidade e funcionalidade".

Na edição deste ano, realizada entre 20 e 22 de maio, a 12ª edição da Virada Cultural teve 19 ocorrências, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Foram quatro roubos e três furtos, com seis detenções, entre os registros.

De acordo com o prefeito eleito, a Virada Cultural continuará gratuita, mesmo após a mudança e a privatização do Autódromo de Interlagos –uma de suas principais promessas de campanha.

O tucano ainda anunciou "pequenas viradas" nos bairros, mas fora da data do evento principal e com 12 horas de duração. A afirmação, feita em encontro com empresários na Federacão do Comércio nesta segunda, também era promessa de campanha.

Procurada, a atual gestão da Prefeitura de São Paulo, de Fernando Haddad (PT), disse que não ia comentar as mudanças propostas por Doria.

LIXO VIVO

Falando em evento na Fecomercio-SP (Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP, Doria rompeu a lua de mel com o atual prefeito Fernando Haddad (PT) ao criticar a zeladoria da da capital. Segundo ele, o bom processo de transição realizado junto ao petista "não impede uma visão crítica da cidade".

"A cidade é um lixo vivo. O pancadão [baile funk] é um cancro que destrói a sociedade. O pancadão é administrado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital)", afirmou. "A limpeza e a manutenção da cidade não são boas. Quem anda pela cidade hoje percebe."

Materia publicada na Folha de S. Paulo.
 

Compartilhe este artigo