Mudar de ideia não é fraqueza, prefeito Doria

Artigo Oded Grajew – Espaço Tendências / Debates da Folha de São Paulo

Caro prefeito eleito João Doria,

Parabéns pela eleição. Meus sinceros votos para que o senhor consiga tornar São Paulo uma cidade mais humana, mais justa, com melhor qualidade de vida. Dê atenção especial às pessoas e às famílias mais pobres, que vivem com grande precariedade.

Gostaria também de falar de um assunto que é crucial à vida de todos os paulistanos: o aumento da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, uma de suas promessas de campanha.

Em grande parte da Europa, onde a legislação segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (70km/h nas vias expressas, 50km/h nas avenidas e 30km/h nas demais), as mortes no trânsito são de 4 para cada 100 mil habitantes. No Brasil, o índice é de 23 para cada 100 mil.

Em julho de 2015, foi implementada a redução de velocidade em diversas e avenidas de São Paulo, inclusive nas marginais.

O índice de mortes no trânsito na capital paulista, em dezembro, foi de 8,26 por 100 mil habilitantes, uma queda na série histórica. Enquanto nos 12 meses de 2014 foram registrados 1.249 óbitos, no mesmo período de 2015 ocorreram 992. O total de feridos no trânsito também caiu 15% em 2015.

Dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) comprovaram essa tendência: as mortes por acidente de trânsito caíram de forma bem mais acentuada na cidade de São Paulo do que no resto do Estado.

Na capital, a queda é de 17%, de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. No Estado, foi de 5,5%. Nas marginais Tietê e Pinheiros, segundo dados divulgados nesta semana pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a redução chegou a 52% até junho deste ano.

João Doria, o senhor é um homem viajado. Certamente visitou cidades europeias, norte-americanas ou japonesas que seguem rigorosamente as recomendações da OMS. Está mais do que comprovado que a redução da velocidade máxima diminui o número de acidentes, mortes e feridos.

Caso de fato aumente os limites permitidos aos carros, o senhor colocará em risco a vida de muitos paulistanos, inclusive a de seus eleitores. Pelo princípio da precaução, é melhor analisar com atenção os dados disponíveis.

Sei que é difícil mudar de ideia, abandonar uma promessa. Mas todos nós, seres humanos, somos imperfeitos por natureza. Certamente o senhor e eu cometemos enganos ao longo da vida e tivemos que rever decisões.

Reconsiderar propostas não é fraqueza. Pelo contrário, pode ser um ato de coragem quando acompanhado de justas razões.

Uma sugestão, caro prefeito eleito: em seu programa de governo está prevista a criação do Conselho de Prevenção e Segurança no trânsito. Antes de tomar sua decisão, o senhor poderia reunir nesse grupo técnicos e especialistas e propor que analisem essa questão.

A partir da conclusão do conselho, o senhor tomaria a decisão de rever ou não os limites de velocidade atuais.

Faço esse apelo na esperança de uma reconsideração de sua parte. Seria um ato de grandeza que, certamente, teria o reconhecimento da maioria da população por preservar a vida e a integridade física dos paulistanos.

ODED GRAJEW, 72, é coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis e presidente do conselho deliberativo da Oxfam Brasil. Foi assessor especial da Presidência da República em 2003 (governo Lula)

Artigo publicado na Folha de S. Paulo.
 

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