O que um candidato a vereador pode prometer ao eleitor

A campanha eleitoral já começou, assim como os discursos dos candidatos que querem o seu voto. Você sabe identificar quais são as funções de um parlamentar municipal? Faça o teste

Por Camilo Rocha – portal Nexo

Dia 16 de agosto de 2016 marcou o início oficial da campanha eleitoral para vereador e prefeito em todo o Brasil. A partir dessa data, candidatos já podem fazer propaganda, soar mensagens pela rua em veículos com alto-falantes, realizar comícios, distribuir santinhos e publicar vídeos com promessas em redes sociais.

Na hora de tentar persuadir o eleitor, vale tudo para alguns candidatos. Para esse tipo de político, é um mero detalhe se a promessa pertence ao seu campo de atuação. Em comentários nas redes sociais, é comum ver as pessoas reclamando de um governador por algo que é culpa do prefeito ou relacionando assunto de alçada estadual ao âmbito municipal. Alguns políticos podem usar esse tipo de confusão em seu benefício.

Responsabilidades menos conhecidas do eleitor, como a fiscalização do poder Executivo, raramente são mencionadas em campanhas. Demandas locais e problemas específicos têm preferência na hora das promessas. “O que dá voto é aquilo que afeta a comunidade diretamente, por isso, cada vez mais, eles são eleitos por redutos, como bairros, igrejas etc.”, diz Marco Antônio Carvalho Teixeira, cientista político da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O Nexo preparou um quiz para você avaliar o quanto sabe sobre os limites das promessas de candidatos a vereador. Estamos tratando das atribuições de cada esfera de poder. Obviamente que a capacidade de articulação do político pode levá-lo a alcançar feitos que um vereador não alcançaria normalmente ou mesmo a não ser capaz de cumprir as suas promessas legítimas. Mas isso é outro assunto.

Vamos ver se você sabe o que pode esperar de seus mandatários municipais.

Clique aqui para fazer o teste.

Matéria publicada no portal Nexo.
 

Compartilhe este artigo