Fretados passam a circular nas faixas exclusivas de ônibus em São Paulo

Autorização vale em 44 vias do centro expandido. Hoje são 4,5 mil fretados registrados na capital.

Do portal G1

Os ônibus fretados já começaram a circular de forma regular pelas faixas exclusivas de ônibus em 44 vias de São Paulo nesta sexta-feira (12). A autorização foi dada em caráter experimental e vale desde a 0h.

As faixas exclusivas são aquelas localizadas à direita nas vias, diferentemente dos corredores de ônibus, que estão à esquerda nas vias e que continuam sem receber fretados.

A portaria que libera os fretadas nas faixas foi publicada nesta sexta, no Diário Oficial do município.
Segundo a Prefeitura, a liberação será de forma experimental ao longo de quatro meses para que seja medido o impacto no trânsito.

Outra mudança anunciada pela Prefeitura foi a liberação permanente das faixas de ônibus das marginais Tietê e Pinheiros para os fretados.

Para poder circular, os fretados precisam estar cadastrados na Prefeitura de São Paulo. Hoje, são 4,5 mil fretados registrados só na capital. A autorização vale para avenidas localizadas fora do centro expandido. Veja a relação abaixo:

Zona Norte:
Brás Leme
Engenheiro Caetano Álvares
Imirim
Zaki Narchi

Zona Leste:
Aricanduva
Jacu-Pêssego

Zona Oeste:
Valdemar Ferreira
Afrânio Peixoto

Zona Sul:
Nossa Senhora do Sabará
Emérico Richter.

“Não é um sobe e desce. É um ônibus de fretamento, tem uma origem e um destino e não para no meio do caminho”, disse o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto. “Esses ônibus cumprem um serviço essencial na cidade e acabam tirando também o uso do carro.”

Marginais
As faixas exclusivas de ônibus nas marginais Tietê e Pinheiros estão liberadas permanentemente para os fretados. A decisão está em uma portaria publicada no Diário Oficial desta quinta.

A portaria também delimita a nova Zona Máxima de Restrição de Fretamento. De segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, os fretados não podem andar em uma área que inclui as avenidas Francisco Matarazzo, Rebouças, Paulista, Nove de Julho, Santo Amaro, Faria Lima e Ibirapuera.

Matéria publicada no portal G1.
 

Compartilhe este artigo