Haddad defende plebiscito para grandes obras em São Paulo

Proposta está prevista em texto aprovado na Câmara em junho para projetos de 'valor elevado' ou que tenham 'significativo impacto ambiental'

Por Felipe Resk, de O Estado de S.Paulo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), defendeu fazer plebiscito para realização de obras com valor elevado ou de grande impacto social e ambiental na capital paulista. A proposta está prevista em um projeto de lei (PL), aprovado pela Câmara Municipal, em junho. Haddad, no entanto, disse que ainda não leu o PL e que não sabe se vai sancioná-lo integralmente.

"Eu gosto da ideia, mas não conheço o texto da lei", afirmou o prefeito nesta segunda-feira, 11, em visita ao Centro Educacional Unificado (CEU) de São Miguel Paulista, na zona leste. "Sem me comprometer com a sanção integral, porque não conheço o texto, a ideia de ter mais um instrumento de consulta popular é importante para a cidade."

Aprovado no fim de junho pela Câmara, o projeto prevê plebiscito para "obras de valor elevado" ou que tenham "significativo impacto ambiental".

Para o texto, obras de valor elevado seria qualquer construção pública cujo valor esteja "fora do valor médio, na casa de dois desvios padrão acima da média, das obras previstas para o exercício financeiro vigente à época do pedido de plebiscito".

Já as obras de impacto social e ambiental são as que representam "transformação acelerada do perfil urbanístico do município, distrito ou bairro, em suas características de uso e ocupação do solo ou seu padrão de circulação" ou que "representem ameaça à segurança do entorno".

Entre as obras que poderiam ser impactadas pela medida estão o Parque Augusta, o futuro do Minhocão, na região central, e o Aeroporto de Parelheiros, na zona sul.

"Várias grandes metrópoles fazem consultas para temas específicos. Tem de saber usar a ferramenta. Não é para tudo que se faz plebiscito", disse Haddad.

Matéria publicada no portal de O Estado de S. Paulo.

Leia também: Assine carta aberta para que prefeito de São Paulo sancione a Lei do Plebiscito

 

Compartilhe este artigo