Agência autoriza fim da sobretaxa na conta da água da Sabesp

Folha de S. Paulo

A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou o fim da sobretaxa nas contas de água da Sabesp, empresa paulista de saneamento, na Grande São Paulo.

O pedido de fim de sobretaxa foi feito pela Sabesp na última semana, juntamente com o anúncio do fim do bônus das contas. A empresa argumenta que com a recente melhora dos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo, não há mais necessidade dos dois programas econômicos de incentivo à redução de consumo de água.

A sobretaxa foi implantada em janeiro de 2015, quando a falta de água, principalmente na periferia da cidade, chegavam a 20 horas diariamente. A ideia era evitar que o morador de São Paulo aumentasse o seu consumo de água, o que seria punido com uma taxa extra na conta da Sabesp.

A parcela da população que continuava aumentando o consumo naquela época era chamada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) de gastões. Em dezembro de 2014, eles eram cerca de 22% da população.

A Sabesp e o governo Alckmin foram criticados pela demora na adoção da medida, já que a crise hídrica castigava a população paulista há um ano.

Em fevereiro de 2014, a Sabesp já havia adotado um programa de bônus na conta da água para quem economizasse. Como muitas pessoas começaram a reduzir o consumo, a empresa foi obrigada a conceder muitos descontos, e o programa acabou dilapidando a arrecadação da Sabesp.

Além disso, segundo especialistas, o programa de bônus teria eficácia reduzida, enquanto não fosse implantado uma medida que punisse quem gastasse mais. De acordo com analistas, a adoção de uma sobretaxa seria uma medida impopular a ser tomada durante um ano eleitoral. Em 2014, Alckmin se reelegeu em primeiro turno ao governo do Estado.

Um dos críticos desta demora da gestão Alckmin era o professor de hidrologia da UFRJ, Jerson Kelman. O docente viria a ser escolhido posteriormente para assumir o comando da Sabesp a partir de janeiro de 2015.

Apesar da suspensão dos programas de bônus e agora da sobretaxa, ainda é possível encontrar casas que ficam diariamente sem água na Grande São Paulo.

Matéria publicada originalmente na Folha de S. Paulo.
 

Compartilhe este artigo