Câmara firma parceria com ONG Open Knowledge para ampliar transparência

DA REDAÇÃO – CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Nesta quarta-feira (17/2), o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Donato (PT), e o presidente da Escola do Parlamento, Christy Ganzert Pato, assinaram termo de cooperação entre o Legislativo e a Open Knowledge — Rede pelo Conhecimento Livre, ONG que utiliza da promoção do conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente, e para que haja uma participação política mais efetiva e aberta. O acordo de cooperação prevê que a organização promova cursos sobre governança de dados e transparência na internet.

De acordo Ganzert, muitas pessoas falam que o poder público é blindado e não tem acesso aos dados, mas isso não é verdade. “A gente é que não tem instrumento adequado de trabalhar esses dados. Então, essa parceria com a Escola está dentro de um grande leque de ações que visam trazer a sociedade civil para entender as questões da cidade. A questão dos dados passa por qualquer assunto discutido”, afirmou.

Segundo Donato, a atual gestão da mesa diretora da Câmara Municipal partilha dos princípios desta proposta. “Este é um marco institucional para desenvolver projetos que envolvam o uso de tecnologia da informação aumentando a participação cívica e a transparência. Aproximar a Câmara da população é um dos três eixos centrais de meu mandato como presidente da Casa. Esta ação se une a outros movimentos no mesmo sentido, como a criação do programa Câmara no Seu Bairro. Com esta cooperação, a Open Knowledge Brasil – Rede pelo Conhecimento Livre vai nos ajudar a entender e executar com cada vez mais eficiência a transparência dos dados governamentais”, finalizou.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

Compartilhe este artigo