Os 10 países mais sustentáveis do mundo

Por Sergio Trentini – The City Fix Brasil

A Finlândia é o país mais sustentável do mundo, segundo o Environmental Performance Index (EPI).  Os indicadores para elaboração do ranking levam em conta alguns fatores de sustentabilidade, entre eles: os recursos naturais do país, o investimento em energias renováveis e qualidade de vida da população. O resultado foi divulgado no último final de semana, em Davos, na Suiça. O ranking elaborado por uma equipe de especialistas das universidades americanas de Yale e Columbia.

O portal EcoD elaborou a lista com imagens e dados dos 10 primeiros colocados. A classificação foi realizada levando em conta 180 países com base em 20 indicadores distribuídos por 9 categorias: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos hídricos; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas; energia e clima, entre outros.

O Brasil apresentou uma melhora considerável em relação à última edição. Pulou da 77ª posição para a 46ª. O país somou 78.90 pontos de 100 possíveis. Na análise por categoria, o Brasil apresentou melhor desempenho no quesito qualidade do ar, com 91.78 pontos, mas se saiu mal na preservação de recursos florestais, levando apenas 37.86 de 100 pontos, o que coloca o país em 83º lugar entre os que melhor cuidam de suas florestas.

Matéria publicada originalmente no portal The City Fix Brasil.

Compartilhe este artigo